Sessão solene, realizada na Câmara dos Deputados, teve público variado e plenário lotado.

Durante a homenagem, o vice-governador destacou que a criação da Região Metropolitana de Brasília poderá melhorar a vida de milhões de cidadãos / Foto: Paulo Henrique Carvalho/Agência Brasília

Foi com o plenário Ulysses Guimarães da Câmara dos Deputados lotado que o vice-governador Paco Britto discursou, na manhã desta segunda-feira (15), durante sessão solene em homenagem aos 59 anos da capital federal. Entre outras lembranças, ele falou sobre o sonho coletivo de outrora dos brasileiros pela construção de “uma cidade monumental no meio do sertão brasileiro” e abordou, também, a realidade atual da cidade, com seus problemas e desafios.

“O sonho precisa andar junto ao trabalho”, frisou o vice-governador, lembrando ensinamento do ex-presidente Juscelino Kubitschek. E, com esse pensamento, aproveitou para pedir aos deputados federais que aprovassem a medida provisória que tramita na Casa e cria a Região Metropolitana de Brasília. “Essa é uma medida fundamental para que a gente possa melhorar a vida de milhões de pessoas”, explicou.

Além da deputada Flávia Arruda, que presidiu a sessão, também compuseram a mesa os deputados federais Luís Miranda, Bia Kicis, Paula Belmonte, Celina Leão e o distrital Rodrigo Delmasso, vice-presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Discursos

Paco Britto foi o último a discursar para um público variado. Entre outras autoridades, estiveram presentes representantes e comandantes das polícias Militar, Federal, Civil e do Corpo de Bombeiros; o arcebispo emérito de Brasília, Dom José Freire Falcão; ex-governadores; representantes da Justiça e da Procuradoria Geral da República; autoridades do Poder Executivo e do Legislativo; embaixadores, empresários e lideranças comunitárias.

Durante a programação, a Banda da Polícia Militar de Brasília, sob a regência do segundo-tenente Rômulo Benício Barbosa, executou o Hino Nacional e o Hino de Brasília. Em seguida, os presentes assistiram a um vídeo institucional sobre a cidade. Flávia Arruda leu ainda o discurso do presidente da Casa, deputado federal Rodrigo Maia, onde se destacou que “comemorar Brasília é o processo de construção nacional”. Os pioneiros foram também lembrados nos discursos.

A deputada Bia Kicis entregou diplomas ainda entrega de diploma de honra ao mérito a pessoas que, segundo ela, simbolizam essa homenagem, como a neta de Juscelino Kubitschek, Ana Cristina Kubitschek, presidente do Memorial JK, e a personalidades dos setores de educação, saúde, empreendedorismo, segurança pública, cultura e jornalismo.

Brasília, atualmente, tem mais de 3 milhões de habitantes e comanda uma região geoeconômica de cerca de 4,5 milhões de pessoas.

Agência Brasília