Aplicações de ferroterapia podem chegar a 500 doses por mês.
*Agencia

O número de atendimentos de pacientes para a ferroterapia dobrou no Hospital Regional de Taguatinga. Com a reforma e a ampliação do espaço, o Banco de Sangue passou a atender até 40 pessoas por dia, podendo chegar a 500 por mês. O espaço do Banco de Sangue passou, recentemente, por reforma para adequar as instalações às normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A chefe do Banco de Sangue, Valéria Barros de Medeiros, explica que a reforma permitiu diminuir a fila de espera por ferroterapia. “Antes, tínhamos 20 vagas por dia, sendo dez pela manhã e dez à tarde. Agora, nossa capacidade dobrou. Será de 40 atendimentos. Com isso, esperamos reduzir o tempo de espera pelo procedimento, que hoje é de dois meses, em média”.

Neste caso, a ferroterapia consiste na aplicação de ferro, pela via injetável, procedimento realizado somente em hospitais, de forma ambulatorial.

BIÓPSIA DE MEDULA 

Outro espaço ampliado foi o da coleta de mielo, que conta, agora, com duas salas/consultórios. Antes, no hospital, havia apenas um ambiente. O mielograma consiste na biópsia da medula, exame capaz de estudar as características das células da medula óssea, utilizada para diagnosticar e acompanhar a evolução de doenças como linfoma, mielodisplasias ou mieloma múltiplo. Também é usado para pesquisar infecções ou identificar metástase de outros tipos de tumores neste local.

TRANSFUSÃO DE SANGUE

Com a readequação do ambiente, o banco de sangue está mais acolhedor para os pacientes em tratamento contra anemia falciforme e outras doenças tratadas por transfusão de sangue. Referência na terapêutica desse tipo de anemia, o HRT é o único hospital da rede pública do Distrito Federal que realiza o procedimento e faz a aplicação de medicação.

Essa é uma doença genética, que acomete um em cada grupo de mil recém-nascidos no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde. Também são executados tratamentos com a vitamina B12, já que sua ausência pode provocar uma anemia perniciosa no organismo. São realizadas, em média, 460 transfusões por mês no Banco de Sangue do HRT.

OUTROS SERVIÇOS

“Nosso Banco de Sangue é responsável pelo estoque de bolsas oriundas do Hemocentro de Brasília, utilizadas nos procedimentos do Pronto-socorro, do box de Trauma, do Centro Cirúrgico e onde mais houver necessidade de sangue no hospital”, enumera Valéria.

Além disso, são realizadas sangrias terapêuticas, coleta de mielograma, tipagem sanguínea, teste de Coombs (que detecta possíveis incompatibilidades do organismo contra determinado fator RH em gestante) entre outros procedimentos. O Banco de Sangue do HRT atende somente pessoas maiores de 18 anos. Os menores (crianças e adolescentes) devem buscar o tratamento no Hospital da Criança de Brasília.

​Com informações da Secretaria de Saúde