Central de Empregos realizará triagem e encaminhamento para inclusão desses profissionais no mercado de trabalho.

A Comissão de Assuntos Sociais da Câmara Legislativa aprovou nesta quarta-feira (8) projetos voltados para inclusão e acessibilidade de pessoas portadoras de necessidades especiais no Distrito Federal. Uma das propostas aprovadas foi o PL n° 135/2019, de autoria do deputado Robério Negreiros (PSD), que determina que os cursos de informática, lan houses e cyber cafés disponibilizem computador adaptado para pessoas com deficiência visual.

De acordo com o projeto de lei, a adaptação dos computadores será por meio de softwares e equipamentos físicos, que farão a leitura de tela e transmissão de dados pelo usuário.

Outra proposta de inclusão aprovada - também de Robério Negreiros - foi o PL n° 715/2015 que dispõe sobre a instalação de escadas móveis para atendimento às pessoas com nanismo, nos postos de atendimento e nas agências bancárias do Distrito Federal. Um dos argumentos para a proposta, segundo o parlamentar, é a falta de acesso apropriado para estas pessoas nos diversos locais públicos. "É necessário o desenvolvimento de projetos de inclusão social e de acessibilidade para essas pessoas", explica o deputado.

Empregos - Também foi aprovado o PL n°7/2019, de autoria do deputado Iolando Almeida (PSC), que cria a Central de Cadastro de Empregos para pessoas com deficiência e dá outras providências. A legislação prevê um percentual mínimo das vagas de trabalho oferecidas a portadores de alguma deficiência, a proposta determinar que a Central de Empregos realizará a triagem e encaminhamento de forma mais organizada para inclusão desses profissionais no mercado de trabalho, respeitando principalmente sua área de atuação e qualificação

Participaram da mesa o presidente da comissão Martins Machado (PRB), Fabio Felix (PSOL), Leandro Grass (Rede) e o deputado Iolando (PSC).

Victoria Kortbawi (estagiária)
Fotos: Silvio Abdon/CLDF
Núcleo de Jornalismo - Câmara Legislativa