Secretaria de Saúde ainda não foi notificada. Até 15 de abril, 457 casos foram registrados no DF.

Por G1 DF

Fachada IDP em Brasília — Foto: IDP/Divulgação

O Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP), em Brasília, suspendeu as aulas desta segunda (29) e terça-feira (30) após cinco alunos terem sido diagnosticados com caxumba. Neste mês, parte de um prédio da Caixa Econômica Federal, na 512 Norte, foi interditado depois que 12 funcionários apresentaram sintomas da doença.

Por meio de nota, a coordenação acadêmica do IDP informou que foi notificada dos casos em uma turma de graduação. A direção disse que os estudantes foram 'afastados' e as aulas canceladas para garantir a segurança dos demais alunos.

"Buscando garantir a segurança dos alunos e com amparo de especialistas para agir de forma mais prudente, a direção optou pelo cancelamento das aulas nos dias 29/04 e 30/04". As áreas administrativas continuam funcionando normalmente e aulas devem retornar na quinta-feira (2).

O instituto afirmou que já está tomando as cabíveis providências e solicitou que outras pessoas que apresentem sintomas da doença procurem um médico e comuniquem a coordenação acadêmica ‘sobre eventual novo diagnóstico’.

Segundo a Secretaria de Saúde do Distrito Federal, a área técnica da Diretoria de Vigilância Epidemiológica ainda não foi notificada dos novos casos. A pasta informou também que 'apesar de não ter sido notificada até o momento, uma equipe já foi acionada e irá até o IDP verificar a situação'.

Até o dia 27 de abril foram 457 ocorrências de caxumba. Em 2018, segundo levantamento da Secretaria de Saúde, foram registradas 762 ocorrências de caxumba no DF.

Casos na Caixa Econômica


Casos de caxumba causam interdição de prédio da Caixa Econômica Federal — Foto: Pedro Alves/G1

No último dia 12, funcionários da Caixa Econômica Federal tiveram que trabalhar de máscaras após 12 funcionários foram diagnosticados com suspeita de caxumba. O andar térreo foi interditado e as grávidas e pessoas que moram com gestantes foram liberadas.

Os demais funcionários tiveram que usar máscaras no rosto para evitar mais casos de infecção e foram aconselhados a tocar a vacina contra a doença. A Caixa tratou o caso como suspeita de surto de caxumba e fez uma desinfecção no local.

Sintomas

A caxumba é uma doença infecciosa causada pelo vírus Paramyxovirus e que provoca sintomas como febre, calafrios, dores de cabeça e musculares, além de fraqueza e inchaço no rosto. Em casos graves, a enfermidade pode levar à surdez e causar meningite ou até a morte.

Por que os casos de caxumba continuam crescendo no Brasil, apesar da vacina?

A doença é altamente contagiosa e pode ser transmitida por meio de contato com saliva, espirro ou tosse de pessoas contaminadas. Após o diagnóstico, os objetos com os quais a pessoa infectada teve contato precisam passar por desinfecção.

Não existe tratamento específico para a doença, portanto, a Secretaria de Saúde do DF aponta que a melhor forma de combate é a vacinação, ainda durante a infância.

A vacina tríplice viral (caxumba, sarampo e rubéola) é aplicada aos 12 meses e aos 15 meses de vida. Para prevenir, é importante também manter hábitos como lavar as mãos e cobrir o rosto ao tossir e espirrar.