Prudente incentivou estudantes a participarem das discussões do parlamento.

A Câmara Legislativa recebeu adolescentes do Centro de Ensino Médio 02 de Brazlândia (CEM – 02) e do projeto social De Mãos Dadas Para o Futuro, do Varjão, pelo programa Conhecendo o Parlamento, da Escola do Legislativo (Elegis). O evento nesta sexta-feira (10) começou com momento educativo, por parte do Elegis, em que foram expostos assuntos voltados às leis do Brasil e depois à esfera distrital.

A Elegis, ao tratar das leis brasileiras, enfatizou as legislação de trânsito, o Estatuto da Criança e do Adolescente e também a Lei Maria da Penha, momento em que se os participantes abordaram o machismo instaurado na sociedade e as consequências disso, tais como feminicídios. Explicando o Legislativo local, foram apresentados os 24 deputados distritais e aunciado o presidente da Casa, deputado Rafael Prudente (MDB).

Rafael parabenizou o Elegis pela recepção dos estudantes à "Casa do Povo", "onde as decisões são tomadas" e convidou os jovens a participarem das discussões. O deputado também falou sobre a missão dos parlamentares de fiscalizar: "temos a oportunidade de melhorar a vida das pessoas, que é o objetivo de todos os deputados", afirmou.

Prudente ainda falou sobre alguns programas que influenciam diretamente a vida dos estudantes, entre eles o Jovem Candango. Ao final do evento, alguns alunos fizeram perguntas, entre elas, questionaram o presidente sobre os atrasos no pagamento das bolsas-salário do Jovem Candango. O Rafael Prudente disse não estar ciente dessa situação. "Hoje ainda entraremos em contato com o executivo para explicações" prometeu Rafael. João Pedro da Silva de Souza, 15 anos, que faz parte do programa gostou muito da visita à Câmara "e da promessa feita pelo deputado de fiscalizar esses atrasos".

Visitas - A professora de Sociologia do CEM – 02 de Brazlândia, Ana Carolina, acredita que iniciativas como o Conhecendo o parlamento são positivas, "principalmente pela distância de Brazlândia os adolescentes muitas vezes não tem acesso", ela ainda apontou que o programa auxilia os jovens a" não só conhecerem os espaços que são deles, mas também perceberem sua cidadania".

Karine Teles (Estagiária)
Foto: Carlos Gandra/CLDF
Núcleo de Jornalismo – Câmara Legislativa