Mostra do brasiliense Ricardo Gauthama usa humor para 'desconstruir' padrões. Exposição coletiva 'Sobrefalas' aborda produção artística em ateliês coletivos.

Por G1 DF

Jean Peixoto/Divulgação

Duas exposições de arte em cartaz no Distrito Federal abordam processos criativos em ambientes coletivos de produção artística, padrões estéticos e de pensamento, temas do universo LGBTQI e espiritualidade.

A mostra individual "O fantástico mundo de Alharembar" reúne trabalhos do brasiliense Ricardo Gauthama, que se utiliza do humor e de imagens presentes no imaginário coletivo para quebrar padrões estéticos e questionar heranças "aprisionantes".

Obra "Alte Krähen fängt man nicht" (oleo sobre tela, 40cm x 33cm), da artista plástica alemã Silvie Eidam — Foto: Silvie Eidam/Arquivo pessoal

Já a exposição coletiva "Sobrefalas" junta, no mesmo espaço, obras de 11 artistas que atuam na capital – entre eles, a alemã Silvie Eidam, o poeta Nicolas Behr e o artista plástico e curador Wagner Barja, ex-diretor do Museu Nacional da República.

Exposições reúnem obras da Bauhaus e dos artistas Paulino Aversa e Lia do Rio

'O fantástico mundo de Alharembar'

A exposição do brasiliense Ricardo Gauthama transita por questões LGBTQI, pela espiritualidade e e pela história da arte.

O artista se utiliza do humor, das cores e de misturas estéticas não convencionais para desconstruir os sistemas e heranças que aprisionam, marginalizam e excluem.

Obra do artista plástico brasiliense Ricardo Gauthama em cartaz na exposição "O fantástico mundo de Alharembar” — Foto: Ricardo Gauthama/Arquivo pessoal.

As narrativas do universo pop são usadas como um mecanismo facilitador na conversa entre a obra e o espectador – são quadrinhos, séries televisivas, obras de arte famosas e personagens históricos.

No dia 16 de julho, às 19h, o artista vai oferecer uma oficina gratuita de colagem. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail teatrosescsilviobarbato@gmail.com.

Programe-se
Data: até 2 de agosto
Hora: das 6h às 21h
Local: Teatro Sesc Silvio Barbato – Setor Comercial Sul
Classificação indicativa: 12 anos
De graça

'Sobrefalas'


Obra da artista plástica Gisel Carriconde — Foto: Jean Peixoto/Divulgação

A mostra "Sobrefalas" reúne obras de oito artistas do Ateliê Elefante e três convidados sobre a maneira como os processos criativos e de produção, assim como as pesquisas de linguagem se desenvolvem em um ambiente coletivo.

As obras em exibição foram produzidas anteriormente e algumas, concebidas especialmente para a exposição. Os artistas são: Adriana Vignoli, Alina Duchrow, Antonio Obá, Débora Mazloum, Gisel Carriconde, João Trevisan, Matias Mesquita, Nicolas Behr, Paul Setúbal, Silvie Eidam e Wagner Barja.

Programe-se
Data: até 21 de julho
Hora: das 14h às 22h (terça a sábado) e das 14h às 20h (domingo); não abre às segundas
Local: Galeria Casa – 1º Piso do shopping CasaPark
Classificação indicativa: Livre
De graça

Veja o que fazer em Brasília no G1 DF.