Cerimônia foi presidida pelo governador em exercício, Paco Britto, que destacou a importante atuação dos bombeiros junto à sociedade
Agência Brasília

Foto: Vinícius de Melo/Agência Brasília

Representando o governador Ibaneis Rocha, o governador em exercício, Paco Britto, presidiu, na noite desta terça-feira (2), a solenidade de outorga da Ordem do Mérito Bombeiro Militar do Distrito Federal Imperador Dom Pedro II, realizada no pátio central da Academia de Bombeiro Militar Coronel Osmar Alves Pinheiro, em Brasília. A homenagem destaca os profissionais do Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF) que prestaram notáveis serviços à corporação, ao Distrito Federal ou ao país. Também recebem a honraria os militares que se distinguiram no exercício da profissão e cidadãos civis que, direta ou indiretamente, contribuíram para o crescimento institucional da corporação.

Recebido pelo comandante-geral do CBMDF, coronel Carlos Emilson Ferreira dos Santos, o governador em exercício, após as honras militares, foi convidado a passar em revista a tropa perfilada. Em seguida, Paco Britto recebeu, do Conselho da Ordem do Mérito (que tem como presidente o governador Ibaneis Rocha), a outorga de Grau Comendador e, ao lado do comandante-geral, entregou as comendas dos graus Oficial e Cavaleiro aos homenageados.

Foram ainda condecorados os secretários do DF – de Comunicação, Weligton Luiz Moraes; de Segurança Pública, Anderson Gustavo Torres (vice-presidente do Conselho da Ordem do Mérito); de Governo, José Humberto Araújo; de Saúde, Osnei Okumoto; de Meio Ambiente, Sarney Filho; de Desenvolvimento Social, Eduardo Cunha; da Juventude, Léo Bijos; da Mulher, Ericka Filippelli; e o secretário-chefe da Casa Militar, coronel Marcus Paulo Koboldt –; o controlador-geral do DF, Aldemario Castro; a procuradora-geral de Justiça do MPDFT, Fabiana Costa; a procuradora-geral do DF, Ludmila Carvalho; a comandante-geral da PMDF, coronel Sheyla Sampaio; os deputados distritais Iolando Almeida, Jaqueline Silva, Hermeto de Oliveira e Júlia Lucy; e, representando a Vice-Governadoria, o chefe de gabinete, Paulo César Chaves; e o chefe da assessoria jurídico-legislativa, Paulo Cesar Farias.

A honraria também é destinada aos servidores militares do Exército, da Marinha e da Aeronáutica, bem como a organizações militares e instituições civis nacionais ou estrangeiras que, pelos serviços prestados, tenham tornado credores da homenagem. Foram 367 cidadãos agraciados com as insígnias, entre eles, ministros de Estado, parlamentares, embaixadores e empresários.

Durante o discurso, o governador em exercício parabenizou os homenageados e a corporação dos bombeiros militares pelos 163 anos de existência, lembrando que há 54 anos o Contingente Comandante Moraes Antas seguiu a pé da Praça Mauá (RJ) até Brasília, para demonstrar o valor do Soldado do Fogo.


Credibilidade

Paco Britto enalteceu a qualidade dos serviços prestados pelo Corpo de Bombeiros Militar do DF e a elevada credibilidade que destaca a corporação junto à sociedade brasiliense. “O governo Ibaneis reconhece o valor dessa corporação”, declarou. “Nesses primeiros seis meses de gestão, fizemos a entrega de 48 novas viaturas, sendo 24 ambulâncias e 24 picapes, para atuarem no combate a incêndios florestais.” Também foi mote do seu discurso o trabalho social desempenhado pelo CBMDF, por meio do programa Bombeiros Mirins, e as atividades pedagógicas desenvolvidas no Colégio Militar Dom Pedro II.

O coronel Carlos Emilson falou sobre os eventos alusivos à data de aniversário da corporação, citando o 2° Encontro de Carros Antigos, que, realizado em 29 de junho, homenageou os veteranos do Corpo de Bombeiros do DF e arrecadou 5,5 toneladas de alimentos para serem doados a instituições de caridade de Brasília. Ele revelou que, pela primeira vez na história da corporação, todos os convites para o evento foram entregues pessoalmente aos convidados. “E esta [solenidade] está acontecendo com o maior número de bombeiros agraciados. É a valorização do nosso bem maior, que é nossa tropa”, ressaltou.

No final da programação, os homenageados e suas famílias assistiram ao desfile dos pelotões e das viaturas do Corpo de Bombeiros, ao som Banda de Música do CBMF, que executou canções alusivas ao evento.

História

A Ordem do Mérito Bombeiro Militar do Distrito Federal Imperador Dom Pedro II é uma homenagem ao sétimo filho do imperador Dom Pedro I e da imperatriz Leopoldina, considerado patrono da corporação. Nascido em 2 de dezembro de 1825, dom Pedro II foi criador do Corpo de Bombeiros da Corte, primeira unidade da corporação no Brasil e embrião da corporação do DF. A Ordem do Mérito foi instituída por meio do Decreto n°24.275, de 8 de dezembro de 2003.