Projeto Detran na Cidade supera expectativas

Em apenas quatro dias, foram atendidos mais de mil cidadãos do Guará e cidades vizinhas. O ônibus equipado para realizar consultas presenciais segue agora para Ceilândia.
Agência Brasília

Detran realiza atendimento móvel no Guará | Foto: Acácio Pinheiro / Agência Brasília

Em apenas quatro dias, o Projeto Detran na Cidade atendeu mais de mil cidadãos que moram no Guará e regiões próximas. Agilidade, presteza e bom atendimento são os principais elogios da população que utiliza o serviço do Departamento de Trânsito do Distrito Federal.

O projeto visa desafogar o número de cidadãos nos postos do Na Hora e Detran e, automaticamente, diminuir o tempo de espera daqueles que precisam ficar em dia com os serviços. A autarquia executa o trabalho por meio de um ônibus equipado para realizar atendimentos presenciais de consulta de débitos, impressão de boletos e emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). O BRB Móvel e empresas de parcelamento também colaboram no projeto.

“O critério de escolha das cidades foi, primeiramente, pelas mais populosas e por aquelas que não têm sedes do Detran”, explicou o assessor da Diretoria do Detran, Ariso Chagas Filho. “Ceilândia, Taguatinga e Samambaia, por exemplo, são cidades que terão preferência”, completou.

Quem for utilizar o serviço Detran na Cidade deve ser o proprietário do veículo ou procurador legal. Caso seja o representante, é imprescindível a apresentação da procuração e do documento de identidade em qualquer circunstância, bem como a cópia desses documentos. Se houver débito o cidadão é orientado a pagar e, ao retornar, recebe a documentação sem pegar novamente a fila.

“O atendimento é vip. Eu nunca vi uma equipe tão boa como essa para atender o público”, elogiou o aposentado Marcelino Aparecido de Almeida, 60 anos. “Eu estava devendo uma multa e não sabia, pois ela ainda não havia chegado na minha casa. Quitei o débito, regularizei a minha documentação e, em 15 minutos, já estava liberado para fazer a minha viagem tranquilo”, comentou.

O atendimento é feito de terça-feira a sexta-feira, de 9h às 17h. As próximas cidades a receberem o projeto Detran na Cidade são Ceilândia, Taguatinga, Samambaia, Riacho Fundo II, Santa Maria, Núcleo Bandeirante, Estrutural, São Sebastião e Varjão. E, posteriormente, nas demais cidades que tiverem interesse em receber o projeto.

Calendário do final da placa do veículo
A fiscalização do licenciamento de 2019 seguirá o calendário definido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A exigência terá início no 1º dia de cada mês, a começar de setembro, conforme o final da placa do veículo. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, transitar com o veículo não licenciado é considerado infração gravíssima e resulta em sete pontos na CNH, recolhimento do veículo e multa de R$ 293,47.

Prazo final para renovação
Algarismo final da placa:
1 e 2 – 1º de setembro
3, 4 e 5 – 1º de outubro
6, 7 e 8 – 1º de novembro
9 e 0 – 1º de dezembro

*Com informações do Detran/DF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Espaço Mulher DF - 2013 - Todos os direitos reservados.