Após desabastecimento na rede, as primeiras unidades a receber o produto foram as regionais de ensino do Paranoá e de São Sebastião
JP Rodrigues/ Metropoles

Depois de servir almoço apenas com arroz e salada a estudantes, a Secretaria de Educação começou, nesta segunda-feira (14/10/2019), o reabastecimento de frango nas escolas públicas do Distrito Federal. As primeiras unidades a receber a carne in natura foram as regionais de ensino do Paranoá e de São Sebastião. A JVC, empresa fornecedora, distribuiu 12 toneladas das 87,2 toneladas previstas para todos os colégios públicos do DF.

Na última sexta-feira (11/10/2019), após o frango ter acabado na maioria das escolas, algumas crianças foram liberadas para comer em casa. Conforme noticiou o Metróples, unidades de ensino sofrem com a falta de carne no cardápio. Nos colégios de ensino integral, a situação se agravou, pois são servidas até cinco refeições por dia a alunos que, em muitos casos, não têm o que comer em casa.


No Centro de Ensino Fundamental (CEF) 2 da Asa Sul, segundo a coordenadora Marcela Reis Nascente, a carne não chega há cerca de três meses. “Já passamos por isso algumas vezes. Quando vai acontecer, começamos a nos organizar para ficar numa espécie de estado de sítio, ou seja, prontos para guerra. Os alimentos são bem contadinhos para não faltar”, frisa.

A educadora diz que tem contado com o apoio da Associação de Pais e Mestres (APM) para complementar as refeições das crianças. Às vezes com dinheiro, outras com alimentos, geralmente não perecíveis. “A situação é bem complexa. Se não fosse essa ajuda da comunidade, não iríamos conseguir.”

Segundo a Secretaria de Educação, o panorama vai mudar: “O abastecimento será regularizado durante esta e a próxima semana. Como o recesso escolar vai desta segunda-feira até sexta-feira (18/10/2019), a merenda estará normalizada quando os estudantes retornarem, no dia 21, na maioria das regionais de ensino”, garantiu a pasta.
Datas de entregas

Nos dias 21, 22 e 23, a carne de frango será entregue, respectivamente, no Gama, Recanto das Emas e em Santa Maria. Em seguida, será a vez de Guará e Planaltina. Por fim, no Núcleo Bandeirante. A maior entrega acontecerá na sexta-feira (18/10/2019) em Brazlândia, Ceilândia e Taguatinga.

Confira cronograma, segundo a pasta:

14/10/2019 (segunda-feira) – Paranoá e São Sebastião
16/10/2019 (quarta-feira) – Samambaia, Plano Piloto e Cruzeiro
17/10/2019 (quinta-feira) – Plano Piloto, Cruzeiro e Sobradinho
18/10/2019 (sexta-feira) – Brazlândia, Ceilândia e Taguatinga
21/10/2019 (segunda-feira) – Gama, Recanto das Emas e Santa Maria
22/10/2019 (terça-feira) – Planaltina e Guará
23/10/2019 (quarta-feira) – Núcleo Bandeirante