Diversas unidades da Sedes promovem palestras, rodas de conversa, atividades de educação alimentar e nutricional e muito mais.
Agencia Brasilia

Calendário inclui palestras, rodas de conversa, oficinas de reflexão e cuidados com saúde, estética e bem-estar | Foto: Sedes / Divulgação

Uma data que simboliza luta, força, protagonismo e reconhecimento, além de muitos outros fatores. O dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, vai ser celebrado por diversos órgãos do poder público e não poderia ser diferente na Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes). A pasta tem uma série de atividades planejadas ao longo desta e das próximas semanas.

Estão programadas palestras, rodas de conversa, oficinas de reflexão e momentos de cuidado com a saúde, a estética e o bem-estar, entre outras ações. O público-alvo deste trabalho são as famílias atendidas nas unidades, pois as ações geralmente são o resultado de uma abordagem mais abrangente e planejada em cada unidade. São abertas à comunidade, no entanto, caso o tema seja de interesse coletivo.

“A Política de Assistência Social do DF percebe a mulher como pilar fundamental da sociedade e da família”, destaca o secretário Desenvolvimento Social, Ricardo Guterres.

São momentos especiais e temáticos, como é o caso no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) São Sebastião. Para as pessoas acompanhadas pelo serviço, a Roda de Mulheres é a atividade direcionada. São nove encontros com diversos temas, como Saúde Integral da Mulher, Sexualidade e Força Feminina, entre outros. O objetivo é o desenvolvimento social por meio da cooperação e da arte terapia.

Parte das ações de desenvolvimento social, a Política de Segurança Alimentar também compõe o programa de atividades para o mês. Os 14 restaurantes comunitários realizam, em 10 de março, a ação Educação Alimentar e Nutricional. O tema deste mês é “Mulher: nutrição, saúde e bem-estar”. De 11h às 14h, os frequentadores desses estabelecimentos vão receber explicações e mostras acerca do assunto.

Confira a programação (sujeita a alterações):

EVENTOLOCAL*DATAHORA
Palestra sobre psicoterapiaCras Ceilândia Sul6 de março9h
1º Encontro da Roda de Mulheres de São Sebastião

Cras São Sebastião6 de março14h
Ação conjunta com a rede de SamambaiaCreas Samambaia7 de março8h às 16h
Caminhada Contra o FeminicídioBatalhão da PMDF do Riacho Fundo I8 de março8h30
Ação conjunta com a rede de TaguatingaCreas Taguatinga8 de março8h
Café da manhã com mulheresCreas Estrutural8 de março8h
Tenda Mulheres Pop RuaCentro Pop Brasília9 de março9h
Educação Alimentar e NutricionalRestaurantes Comunitários10 de março11 às 14h
Um dia dedicado a elasCentro Pop Taguatinga11 de março8h
Mulheres empoderadas, Planaltina FortalecidaCras Central de Planaltina13 de março9h
Manhã poéticaCentro Pop Taguatinga18 de março10h
Palestra sobre o Empoderamento FemininoCreas Gama19 de março9h
Cine MulherCreas Núcleo Bandeirante20 de março14h
Mulheres: seu valor é vocêCras Fercal23 a 27 de marçoManhã e tarde
Mulheres: semente de uma nova SociedadeCras Gama25 de março14h
Os endereços das unidades estão disponíveis em:
– Restaurantes Comunitários: clique aqui
 * Com informações da Secretaria de Desenvolvimento Social