Nesta etapa, postos deixam de oferecer 'drive-thru'; veja endereços. Idosos podem receber doses até 22 de maio.
Por G1 DF
Secretaria de Saúde do DF realiza campanha de vacinação contra gripe até 31 de maio — Foto: Andre Borges/Agência Brasília
A vacinação contra gripe no Distrito Federal inicia uma nova etapa nesta segunda-feira (30), direcionada aos profissionais de saúde. A população idosa, que foi exclusiva na primeira fase, ainda pode ser imunizada até o fim da campanha, no dia 22 de maio (veja cronograma abaixo).
A partir desta nova fase, a Secretaria de Saúde deixa de oferecer a vacinação em "drive-thru" - quando a pessoa recebia a vacina dentro do carro, no estacionamento da unidade de saúde. Segundo o GDF, "essa estratégia foi montada apenas na primeira semana da vacinação para os idosos, para evitar aglomeração".
A convocação por ordem alfabética também não será mais aplicada. A medida também tinha o objetivo de evitar filas nos postos.

Acima da meta
No sábado (28), a Secretaria de Saúde informou que cerca de 220 mil idosos foram imunizados durante a primeira semana da campanha de vacinação contra a gripe. O número é 8% maior que a meta estabelecida na capital, que era atender 203.639 pessoas.
Pela primeira vez, a campanha priorizou moradores acima de 60 anos – principal grupo de risco para a Covid-19 – e profissionais de saúde. Historicamente, a iniciativa imunizava primeiro gestantes, crianças com até seis anos e mulheres até 45 dias após o parto. A data também foi antecipada, de abril para março.
A vacina não protege contra a Covid-19, mas facilita o diagnóstico do vírus, já que elimina a possibilidade de contágio por outros tipos de gripe.

Cronograma
Até o fim da campanha, em 22 de maio, a Secretaria de Saúde deve imunizar outros grupos considerados prioritários. Veja relação abaixo:
A partir de 30 de março: profissionais de saúde
A partir de 16 de abril: professores e profissionais de segurança e salvamento
A partir de 9 de maio: crianças de 6 meses a menores de 6 anos, doentes crônicos, pessoas com 55 anos ou mais, grávidas, mães no pós parto, população indígena e portadores de condições especiais

Segundo o secretário de Saúde do DF, Francisco Araújo, a capital recebeu do Ministério da Saúde 216 mil doses da vacina. O próximo lote está previsto para 7 de abril, mas secretário disse que já pediu a antecipação ao governo federal.