Ação faz parte do Programa Cidade Sempre Viva, que também vai reformar praça Ayrton Senna, na QS 14.

Fotos: Paulo H Carvalho / Agência Brasília

O Skate Park, localizado na Área Central 2 do Riacho Fundo, será completamente revitalizado. Ponto de encontro da juventude daquela cidade, o espaço sofreu com o desgaste do tempo e a falta de manutenção.

Agora, o governo está trabalhando para devolver a área com tudo novinho à comunidade. No plano de obras, estão a recuperação de todas as calçadas, a instalação de meio-fios, reforço da limpeza, pintura, sinalização horizontal, construção de escada de acesso à arquibancada, troca do alambrado, além de uma nova iluminação.

Cerca de 40 trabalhadores da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), da administração regional do Riacho Fundo e de outros órgãos trabalham, em parceria, na recuperação de todo espaço. A ação faz parte do programa Cidade Sempre Viva.

Com aproximadamente dois mil metros quadrados, o Skate Park é palco para a prática de esportes radicais como: o skate, patinetes, parkour e bicicross. Todas modalidades que necessitam de um espaço seguro para que ninguém se machuque. De acordo com o presidente da Federação de Skate do DF, Warleiton Dias, a pista não tinha as condições seguras para a atividade. “Há fissuras, desníveis e o piso não é revestido com o material específico”, afirma.

O skatista profissional André Willian, 24 anos, reconhece a iniciativa do GDF em revitalizar e, juntamente com a Federação de Skate do DF, se colocou à disposição para ajudar nas melhorias e adequações das obras. “Temos que ir além de um projeto estético, não é apenas pintar e trocar as grades. É preciso pensar nas condições técnicas, que garantam a boa prática e segurança”, afirmou André Willian.

A administradora da cidade Ana Lúcia Melo destaca que o cuidado, a manutenção e modernização dos espaços públicos têm sido uma marca do GDF no Riacho Fundo.

“O governador Ibaneis Rocha tem muito carinho pela nossa cidade e não mede esforço para que tenhamos cada vez mais conquistas”, destaca a administradora. Ela afirma que num primeiro momento, as obras serão estruturais e mais adiante serão atendidas outras necessidades da comunidade.

O Programa Cidade Sempre Viva trabalha a partir das demandas de cada região administrativa. No Riacho Fundo, por exemplo, são mais de 100 por mês entre pedidos de recolhimento de inservíveis, instalação de placas de sinalização e operação tapa-buracos.


No radar do programa, está também a Praça Ayrton Senna, QS14, que deverá ser revitalizada após a conclusão das ações no Skate Park.