Doações de livros e brinquedos para a campanha do GDF poderão ser feitas nas administrações regionais e no Palácio do Buriti.

O médico André Luigi aproveitou a oportunidade e entregou livros no drive-thru do SIA. Foto: Acácio Pinheiro / Agência Brasília

Entre os dias 28 e 30 de setembro, a arrecadação de livros e brinquedos para a campanha Vem Brincar Comigo terá o reforço das administrações regionais como pontos de coleta para as contribuições. As doações poderão ser feitas em formato drive-thru, em virtude da pandemia do novo coronavírus.

A iniciativa, idealizada pela primeira-dama do Distrito Federal, Mayara Rocha, e coordenada pela Subchefia de Políticas Sociais e Primeira Infância, vinculada à Chefia de Gabinete do Governador, arrecada livros e brinquedos que serão entregues para crianças em situação de vulnerabilidade social entre 5 e 12 de outubro, semana que antecede o dia das crianças.

Uma das administrações regionais que vão receber as doações é a do Setor de Indústria e Abastecimento (SIA). Hoje e amanhã (29 e 30, respectivamente), das 9h às 16h, um funcionário ficará responsável por recolher as doações. Para a administradora regional do SIA, Luana Machado, o envolvimento de mais órgãos do GDF é fundamental: “Estamos muito felizes por trazer alegria para as crianças neste momento tão complicado, muitas não estão tendo acesso às escolas”.

O vice-governador do DF, Paco Britto, corrobora o sentimento solidário que a iniciativa trouxe para a pandemia. “O gesto da doação é uma via de mão dupla: enriquece a alma de quem a faz e, neste caso, traz esperança de dias melhores para essas crianças. A campanha Vem Brincar Comigo tem esse poder, de levar alegria para esses pequenos, principalmente no período difícil como o que estamos passando”, ressalta.

A primeira-dama do Distrito Federal destaca que o ato de brincar é essencial na vida de uma criança, pois desenvolve a criatividade e estimula a concentração, memória, coordenação e formação da personalidade. “A campanha objetiva a criação de uma corrente do bem, multiplicando os gestos de solidariedade e, assim, voltarmos o nosso olhar para quem realmente precisa”, completa Mayara.

Vem Brincar Comigo reconhece apoio da EducaçãoNeste ano, o Governo Federal aderiu à campanha e vários ministérios estão arrecadando os donativos. “Neste ano totalmente atípico, precisamos unir todos os esforços em prol daqueles que mais precisam”, finaliza. Além das administrações regionais (confira abaixo a lista das participantes), o Palácio do Buriti também servirá como ponto de arrecadação drive-thru das doações na próxima quarta (30), das 10h às 16h. Os batalhões da Polícia Militar do Distrito Federal e do Corpo de Bombeiros também continuam como pontos de arrecadação.

Campanha também é digital
A semana que antecede ao Dia das Crianças e a entrega das doações também marca outra etapa da campanha Vem Brincar Comigo: o período entre 5 e 9 de outubro vai reunir as atividades da campanha Vem Brincar Comigo Digital, que contará com atividades de entretenimento voltadas para as crianças e transmitidas ao vivo no canal do YouTube da Secretaria de Economia.

Confira os locais e horários para as doações:

> Administração Regional do Plano Piloto
SBN Quadra 02 Bloco K – Asa Norte
Terça-feira (29), das 10h às 16h

> Administração Regional de Sobradinho
Quadra Central, Setor Administrativo – Lote A
Quarta-feira (30), das 9h às 17h

> Administração Regional do Paranoá
Praça Central, s/n – Lote 1
Quarta-feira (30), das 9h às 17h

> Administração Regional do Núcleo Bandeirante
3ª Avenida, Praça São Roque – Projeção II
Terça-feira (29), das 10h às 16h

> Administração Regional do Cruzeiro
Área Especial H, Lote 08 – Cruzeiro Velho
Quarta-feira (30), das 10h às 16h

> Administração Regional de São Sebastião
Quadra 101 Área Especial s/n
Terça-feira (29), das 9h às 17h

> Administração Regional do Recanto das Emas
Av. Recanto das Emas Qd. 206/300 – Centro Urbano
Quarta-feira (30), das 14h às 18h

> Administração Regional do Lago Sul
SHIS QI 11 Área Especial Nº 01
Quarta-feira (30), das 14h às 16h

> Administração Regional do Riacho Fundo
Área Central 03 Lote 06
Quarta-feira (30), das 9h às 17h

> Administração Regional do Lago Norte
SHIN CA 05 Bloco J
Quarta-feira (30), das 9h às 16h

> Administração Regional do Varjão
Qd. 2 Conj. A – Lotes 13/14
Terça (29), das 9h às 11h / Quarta (30), das 9h às 17h

> Administração Regional do Itapoã
Qd 378 Cj A AE 01 Lote 04 – Del Lago
Quarta-feira (30), das 14h às 16h

> Administração Regional do SIA
Trecho 08 – Lotes 125/135
Terça (29), das 9h às 17h / Quarta (30), das 9h às 17h

> Administração Regional do Sol Nascente/Pôr do Sol
VC-311, SH Sol Nascente 128 A Conjunto H, Lote 2
Terça-feira (29), das 15h às 17h

> Administração Regional de Arniqueira
Conjunto 04 Área Especial 01
Quarta-feira (30), das 14h às 17h