Augusto Cantanhede 

Para muitos homens, casar é sinônimo de prisão. Poder sair quando quiser, voltar na hora que desejar e gastar seu dinheiro sem dar satisfações a ninguém são coisas que alguns homens alegam como vantagens de estar solteiro. Esses homens não estão dispostos a assumir as responsabilidades do casamento e agem como solteiros, deixando suas esposas insatisfeitas.

Para o escritor Renato Cardoso, quando um homem inteligente se casa, ele não age mais como solteiro. “Ele deixa sua família de origem e forma uma nova família com sua esposa. Ele não é mais de ficar saindo com os amigos e deixando a esposa em casa. Não pensa apenas em si, porque agora tem uma esposa para cuidar. O casamento dele sempre vem em primeiro lugar”, afirma.

Esse medo de compromisso decorre de lições equivocadas e do receio de que a sua identidade de homem seja afetada. A psicóloga Debora Cristina de Macedo afirma que os homens priorizam seu espaço. “Eles têm receio de que esse espaço seja invadido e de perder a sua identidade, têm medo de não serem reconhecidos e reafirmados pelo sexo oposto e de admitirem suas vulnerabilidades”, explica.

O microempresário João Francisco da Cunha, de 61 anos, se casou com Ana Lúcia, de 44 anos, mas não abria mão dos fins de semana que passava longe de casa. “Saía todo fim de semana, às vezes saía direto do serviço na sexta e só voltava no domingo à noite. Gastava muito dinheiro com as farras e contraí dívidas”, relembra Francisco. Ana Lúcia conta que, após um mês de casado, ele começou a agir assim. “Certa vez, eu passei a noite acordada, pois pensei que havia acontecido algo grave. Quando ele chegava, eu queria dizer tudo o que eu pensava, mas não discutia. Eu agia para que ele se sentisse em casa”, relata.

A atitude tranquila de Ana Lúcia fez com que João Francisco refletisse sobre sua conduta. Mas, além da ajuda da esposa, ele também frequentou palestras na Universal sobre como agir dentro do casamento. “Aos poucos, fui mudando o meu comportamento. Hoje, quando vou me divertir, faço isso junto com ela. Vamos a toda parte juntos. Até ajudo a lavar louça de vez em quando”, brinca.

Mas, mesmo que a esposa não tome essa posição, o homem precisa mudar sua postura como marido e pai. Muitos agem como solteiros e priorizam outras pessoas. Já o homem inteligente entende que a esposa é a sua melhor amiga e que ela faz parte da equipe. E, agindo assim, tanto o homem como toda a família só têm a ganhar.