Amanda Aron
Qual é o segredo para ter um corpo esbelto, com formas bem definidas e aquela barriga de “tanquinho”? Ávidas para descobrir a fórmula do sucesso entre as celebridades que desfilam tudo isso e mais um pouco; muitas mulheres têm se tornado presa fácil das dietas milagrosas, mas perigosas.

Porém quem avisa amigo é. As dietas que elas fazem não servem para você. E quem afirma isso é a nutricionista Eliane Petean Arena: “Essas dietas geralmente são muito restritivas, uma tira todo o carboidrato da alimentação, outra tira toda a proteína, só que um alimento depende do outro para os nutrientes serem absorvidos pelo corpo de forma eficiente”, explica ela. “A pessoa não absorve os nutrientes necessários, vai desidratando e perdendo musculatura, e isso não é a verdadeira perda de peso. Perder peso significa diminuir gordura, manter ou aumentar o músculo dependendo da individualidade de cada um”, acrescenta.

E, além disso, os problemas oriundos de uma dieta feita às escuras, podem ser irreversíveis. “Caso a alimentação da pessoa não ofereça a nutrição adequada, ela pode vir a ter problemas físicos, emocionais e mentais, a partir da imunidade baixa, o raciocínio fica lento, o cabelo pode cair e até a libido pode ser prejudicada. As vitaminas e sais minerais produzem enzimas e hormônios, e com a deficiência deles a pessoa também corre o risco de desenvolver hipoglicemia, o que pode levar ao diabetes”, alerta Eliane.

Contudo, querer ter um corpo saudável não é errado, muito pelo contrário. Mas é preciso ter cuidado, geralmente, as atrizes e modelos que aparecem nas revistas e programas de televisão, são vendidas como exemplo de beleza. No entanto, elas vivem em função da própria imagem e fazem loucuras para manter o corpo em forma, muitas vezes, ao custo da própria saúde.

Caso você queira emagrecer de forma saudável, a nutricionista dá a dica: “É preciso que a mulher faça uma avaliação individual para saber qual é a sua porcentagem de gordura e músculo, como está seu metabolismo e depois disso iniciar uma alimentação de acordo com suas necessidades físicas específicas”, orienta Eliane