A secretária especial de Políticas para as Mulheres, Fátima Pelaes, esteve reunida com o Superintendente do Hospital da Mulher, Professor Doutor José Aristodemo Pinotti da Unicamp, Professor Dr. Luis Otávio Z. Sarian, e o doutor Sérgio Ricardo F. Barreto, com a articulação do deputado federal Paulo Freire (PR-SP) para tratar do projeto de expansão do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (CAISM). 

O hospital universitário é o primeiro dedicado à mulher no país. Ele atende uma média de 90 mil mulheres por ano, nas especialidades de oncologia, ginecologia, obstetrícia e atendimento especializado às vítimas de violência sexual. Cerca de 1600 estudantes de várias especialidades passam pelo CAISM e, além disso, o hospital é considerado referência no atendimento à mulher na região.

Segundo Sarian, o hospital atende em torno de 42 cidades, além de casos de alta complexidade de todo o país. “Temos um papel muito importante. Aliado às pesquisas, com várias linhas em andamento, atendemos mulheres de todo o Brasil. Fazemos cirurgia intrauterina, e acompanhamos por 6 meses as mulheres vítimas de violência sexual”, disse.

A Secretária Fátima Pelaes irá ajudar na articulação com os ministérios da Educação e Saúde e a bancda feminina para garantir a viabilidade do projeto de expansão. “Essa é uma importante iniciativa que além de promover atendimento de excelência também contribui para a formação de profissionais de saúde”, informou.

Comunicação Social
Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres – SPM
Ministério da Justiça e Cidadania
Governo Federal