Homenagem proposta por Robério Negreiros

A bicampeã olímpica de vôlei, Paula Pequeno, recebeu o título de Cidadã Benemérita de Brasília em solenidade no plenário na última sexta-feira (11). O autor da homenagem, deputado Robério Negreiros (PSD), destacou que a jogadora é "ícone da história do vôlei brasileiro", esporte que consolidou "seu favoritismo" no País desde as Olimpíadas de Los Angeles, em 1984, que serviu de referência para o começo da carreira de jovens atletas.

O parlamentar discorreu sobre a trajetória da jogadora desde o início, aos 12 anos, em Brasília, até sua participação nos clubes paulistas e nas olimpíadas, com destaque para a conquista da medalha de ouro nas Olimpíadas de Pequim, em 2008.

A concessão da cidadania benemérita – homenagem específica para os nascidos em Brasília – é uma forma de agradecer, segundo Negreiros, pelo "engrandecimento desta cidade". Ele acrescentou que a atleta é "exemplo às novas gerações, de comprometimento e dedicação ao trabalho".

Entre os participantes da solenidade, o irmão da jogadora, Cláudio Pequeno, lembrou que foi na Guariroba, bairro de Ceilândia, onde tudo começou: "a mãe colocou uma rede de vôlei na rua, ainda sem asfalto". Hoje, a família gerencia uma escola de esportes que atende mais de duas mil crianças e adolescentes. Bastante emocionada, a jogadora agradeceu a homenagem: "Todos os atletas deveriam ter a oportunidade de viver um momento como este". Durante o evento, a jogadora recebeu flores, poemas e aplausos de fãs e convidados.

Fonte: CLDF