Das maiores dúvidas que chegam ao meu consultório diariamente, a de como acabar a vontade por doce é a maior, pois quanto mais as pessoas evitam mais vontade tem. Devoram uma caixa de chocolate em menos de uma hora, quando não tem essa opção, preparam aquela panela de brigadeiro, ou na maioria das vezes abrem um aplicativo de comidas variadas e optam pelas mais açucaradas, refinadas e com uma ótima aparência.

Problema x Sintoma 

Quando há um esforço para evitar o consumo por doce, é amenizado um “sintoma”, não o real problema, que pode estar associado à aspectos psicológicos, deficit de nutrientes, baixa produção de algum hormônio, e até mesmo falta de opção alimentar associada a fome. 

Para conseguir acabar de vez com a vontade por doce pergunte-se o por quê você quer comer aquilo, que sensação aquele doce te oferece. A terapia feita com um profissional é muito bem vinda, pois o psicólogo é capacitado para te ajudar a enfrentar diversos problemas que podem estar sendo descontados na comida, principalmente no doce. A Paula França - CRP01/18109, psicóloga da equipe, utiliza ferramentas que dão todo um suporte nessa área de compulsão alimentar, guiando e facilitando todo o tratamento. 

Magnésio e Cromo 

Nas consultas sempre explico que quando há a deficiência de magnésio (encontrado na couve, brócolis, espinafre e castanhas) e de cromo (ovos, linhaça, chia, milho), a vontade por doce tende a aumentar ainda mais. Umas das estratégias utilizadas na consulta nutricional é aumentar o consumo desses alimentos diariamente, de acordo com as necessidades de cada paciente. Consequentemente é reduzido em 68% esse alto consumo de refinados e ultraprocessados, apenas com a inclusão de dois minerais (magnésio e cromo) essenciais nesse caso. 

Refeições 

A segunda etapa do tratamento nutricional é verificar o intervalo entre uma refeição e outra. Explico melhor no exemplo abaixo: 

O individuo almoça quase as 14:00 horas da tarde (o que não é nada bom, pois os níveis de adrenalina e dopamina estão mais baixos, prejudicando a digestão e atrapalhando o trânsito intestinal), posteriormente não costuma sentir fome o suficiente para fazer um pequeno lanche a tarde. As 18 horas encerra o expediente, pega muito trânsito, o que o deixa mais estressado, uma vez que está exausto por conta do dia cheio de trabalho. Ao chegar em casa, em média de 20:00, como não tem nada preparado, recorre as opções mais fáceis e rápidas: entrega de comida ou passa na padaria e compra coisas de acordo com a sua fome, que geralmente são coisas recheadas de açúcares, refinados e ultraprocessados. 

E como que consigo descobrir isso tudo? Por meio de uma conversa durante a consulta, que é extremamente importante, para entender a rotina do paciente e assim pode ajuda-lo verdadeiramente, tratando a real causa pela vontade por doce, ao invés de só corta-lo da dieta. 

É necessário reavaliar dois fatores cruciais depois dessas informações, o horário que está sendo feito o almoço, e reduzir o intervalo entre as refeições, para controlar essa vontade por alimentos ultraprocessados. Parece fácil, mas é um tanto trabalhoso, e sempre desenvolvo métodos assertivos, e com isso conseguimos alcançar resultados positivos e duradouros, esse é o objetivo do tratamento nutricional: solucionar o problema do paciente e ajudá-lo nas suas dificuldades cotidianas. 

Atividade Física 

Outro fator importante é a prática de exercícios físicos, pois aumenta um hormônio chamado serotonina (hormônio da felicidade), reduzindo aquela vontade por doce. No tratamento nutricional familiar inclui a Paula Melo, uma excelente Educadora física, para potencializar os resultados, contribuindo significativamente para redução tanto de vontade por doce quanto na compulsão alimentar, depressão e ansiedade. Com apenas 30 minutos por dia de exercícios, é possível reverter esse dilema. Não perca tempo! faça exercícios diariamente, não precisa ser em academias, pode ser uma natação, um yoga, uma caminhada, e aqueles feito em casa. Aqui vale tudo, o importante é não deixar de fazer, você vai se beneficiar muito e o seu corpo agradece. 

Opinião da Nutricionista 

Acabar definitivamente com a compulsão alimentar não é uma tarefa fácil, as vezes pode acontecer de ter uma recaída, mas tá tudo bem, é só recomeçar. É clichê mas é verdade: A prática leva a perfeição. E mesmo se cair não se sinta culpado (a), é um exercício continuou. No inicio o mais importante é não exagerar. E procure um profissional que te guie durante essa transição, pois assim ficara mais fácil, mais organizado, e motivado(a). E o resultado? Uma mudança incrível.

STEPHANY