Você sabia que o tie dye é um termo inglês usado para descrever o processo de tingimento de tecidos feito com corantes que, ao se espalharem pela peça, criam estampas únicas. Essa estampa foi muito usada nos anos 60 e 70 e que fez muito sucesso entre os hippies. Agora em 2020 essa estampa voltou com força total sendo tendência nas passarelas. 

Marcas famosas como Prada, Stella McCartney e Prabal Gurung, estão apostando em suas novas coleções. 

Na década de 90, esse estilo foi resgatados pelos clubbers em seu estilo de vida noturna. Pois a variedade de cores em uma peça só era ideal para arrasar! 


Vale lembrar que estamos inseridos num contexto político econômico e que a demanda fica cada vez maior pela utilização de itens mega personalizados e exclusivos, essa antiga técnica de tingimento volta com força total como tendência. 
Primavera verão 2020/2021 essa e a tendência cheia de cores “assorvertadas” rs, que lembra demais algodão doce, deixando tudo mais fofo e colorido e quem gosta de um estilo criativo e romântico vai curtir demais essa tendência, com toda certeza! 

Fiquem ligados pois na próxima postagem estarei trazendo técnica para fazer tie dye em casa.


Nome tie dye foi incorporado para técnica somente nas décadas de 60 e 70, quando começou a aparecer no ocidente. A nomenclatura em inglês significa “amarrar e tingir”. Na época, a técnica ficou famosa por ser fortemente adotada e adaptada pela comunidade hippie, que era vista utilizando camisas, calças e acessórios como cangas em movimentos e festivais nos Estados Unidos. 


Originalmente desenvolvida pelos japoneses no século VI e século VII, a técnica era conhecida no Japão como shibori. O tingimento era bastante realizado tanto pelos asiáticos, quanto pelos africanos e indianos (Bandhani) para incorporar aos tecidos as formas orgânicas de cores combinadas.