Como prometido na matéria anterior quando falei um pouquinho dessa tendência, hoje vou ensinar com produzir desenhos super coloridos e da aquele toque divertido e descontraído aos looks utilizando pouquíssimos materiais. 

Para confeccionar seu próprio tie dye, além de ter muita criatividade e disposição para testar suas infinitas possibilidades, você precisará de uma peça de roupa de preferência clara de tecido natural, corantes e elásticos de borracha ou até mesmo barbante, luvas para evitar manchar as mãos, assim como jornal para forrar o local no qual você irá tingir a sua peça. 

Antes de colocar a mão na massa, é necessário conhecer cada tipo de corante, suas propriedades e efeitos, para escolher a opção que vai combinar com suas habilidades e orçamento. 

Os corantes diretos são os mais utilizados na confecção do tie dye, principalmente por iniciantes, pois é barato, fácil de encontrar e conta com uma grande diversidade de cores. Em contrapartida, o material desbota mais rápido e exige um tempo maior de trabalho na criação da estampa. 

Já a tinta para tecido tem a manipulação mais prática e um processo de diluição simplificado. É possível encontrar opções do produto que já passaram por esse processo, o que descomplica ainda mais sua utilização, apesar do valor de compra ser um pouco alto. Corantes reativos talvez sejam as melhores opções para fazer estampa tie dye, já que a intensidade das cores, o preço, a durabilidade e seu rendimento são bem satisfatórios. 

Vale lembrar que as camisetas tie dye está sendo bem popular o tingimento e pode acontecer em qualquer tecido ou roupa. É recomendável fazer os primeiros testes em peças antigas ou retalhos, para você entender como funciona o processo de coloração. 

O fato de cada estampa ser única está relacionado às amarrações do tecido, que podem ser feitas com barbante ou elásticos de borracha. Ao ser amarrado, algumas de suas partes são isoladas, criando essa mistura de manchas coloridas mescladas às partes brancas da peça original. Ou seja, tudo depende da maneira como você enrola e prende o pano. Por isso, é importante conhecer os tipos de amarrações para prever como será sua estampa. 

Depois dessa aulinha básica vamos lá colocar as nossas luvinhas e colocar a mão na massa! 

Siga o passo a passo: 

Para quem ainda é iniciante, uma boa opção é começar pela estampa espiral, que consiste em torcer a camiseta esticada em sentido horário partindo do centro, o que criará uma espécie de caracol ao final do processo. Com o barbante ou o elástico de borracha, amarre o rolinho formando um X e dividindo o tecido amarrado em quatro partes. 


Após isso ferva um pouco de água em panelas diferentes, de acordo com a quantidade de cores que você deseja colocar na camiseta. Acrescente os corantes escolhidos nos respectivos recipientes e deixe diluir bem. Se você preferir trabalhar com tintas de tecido, dilua-as em copinhos de água seguindo as medidas e instruções contidas nas embalagens do produto. Em seguida, borrife um pouco de água na camiseta amarrada, para umedecer sem deixá-la encharcada. Em cada parte dividida pelo barbante ou elástico, deposite os líquidos coloridos aos poucos, alternando as cores para criar efeitos mais divertidos. 

Para fixar bem , após 30 minutos, é hora de fazer a fixação do corante para que as cores da peça durem por bastante tempo. No caso da tinta de tecido, essa etapa pode ser desconsiderada. Para fixar, você pode utilizar um fixador de corante encontrado na mesma loja onde você comprou o pozinho. Contudo, caso queira economizar essa grana, é possível apostar em uma receitinha caseira que proporciona o mesmo resultado. Em uma panela, ferva um litro de água e acrescente três colheres de sopa: uma de sal grosso, outra de vinagre branco e uma última de amaciante. Deixe o tecido repousando na solução por 10 minutos e retire da panela. 

Agora bora lá finalizar a nossa arte mantenha a peça de roupa em um local seco, bem ventilado e longe do Sol até que o tecido seque por completo. Corte as amarras e lave o tie dye normalmente, com água e sabão neutro, para retirar os excessos de tinta e evitar que a peça manche outras roupas. Deixe secando no varal e, quando finalizar, utilize o ferro de passar para finalizar o produto. 

Pronto! Sua camiseta com estampa tie dye estará perfeita para ser usada.


ANNIE