Independe da classificação dos alimentos (frutas, vegetais, legumes), a maioria das funções nutricionais são encontradas em suas cores. 

Com certeza você já notou as milhares de cores que são encontradas nas frutas, e até mesmo em um único legume: pimentão amarelo, verde, e vermelho. Mas já se perguntou o por quê das cores serem diferentes? Não é apenas o sabor que altera, ou o preço que é bem mais alto, mas sim as propriedades nutricionais, presentes em cada cor. 

Entenda como funciona, tenho certeza que vai facilitar muito mais a sua ida na feira a partir de agora, pois conseguirá equilibrar sua alimentação de uma forma mais vantajosa através da diversificação das cores encontradas nos alimentos. 

Começamos pela cor vermelha, encontrada no tomate, pimentão, morango e maçã, por exemplo. São ricas em carotenóides que atuam como pró vitamina A e são antixoxidantes beneficiando: o coração, a memória, previne o câncer e fortalece olhos e pele. 

A cor amarela, presente na manga, laranja, abacaxi, pimentão amarelo, também contém carotenóides e flavonóides, ricos em vitamina C, contribuindo para o sistema imunológico, reduzindo a retenção de líquido e a pressão arterial, melhora a circulação sanguínea e aumenta a absorção de ferro e vitamina D. 

O roxo do repolho, da ameixa, da uva, e da cebola roxa, contém antiocinina (um flavonoide que é capaz de prevenir doenças cardíacas e hepáticas, até de retardar o envelhecimento e preservar a memória). 

A cor verde da maioria das folhas, do abacate, ervilha, e do limão, contém betacaroteno, luteína, antixoxidantes, folato, vitamina C e E, ferro, potássio e cálcio. Promovendo o crescimento, evitando a fadiga mental, auxiliando o trânsito intestinal, e tem ação cicatrizante, até de ser um excelente bactericida. 

O marrom presente na linhaça, noz, feijão e etc contém muitas fibras que regulam o funcionamento do intestino, além das isoflavona que combatem os sintomas da menopausa e previnem a osteoporose. Mas não acaba por aqui, ainda controlam o colesterol ruim e a glicemia alta, são vasodilatadores, anticoagulantes e previnem a fadiga. Excelente não é mesmo? 

E para finalizar, temos a cor branca da cebola, da batata, da farinha e do arroz, que fornecem energia para o corpo, auxiliando também o funcionamento do sistema nervoso. 

Agora você já sabe como variar mais a sua alimentação diária, pois percebeu a importância de cada alimento através da sua cor, assim é possível balancear os alimentos presente no prato de cada dia, e obtendo diversos benefícios, podendo até reduzir o consumo de suplementos alimentares, caso você utilize. 

O importante não é a quantidade, mas sim a qualidade, e qualidade significa uma refeição colorida.


STEPHANY