Uma dúvida recorrente nas minha redes sociais é: Qual a diferença entre Intolerância e Alergia a lactose? 
E quais são os sintomas? 

Devido a essa procura, resolvi explicar a diferença entre alergia e intolerância a lactose, de uma forma facilitada e que fique guardado na sua mente para nunca mais esquecer, e até mesmo ajudar quando essa dúvida surgir entre amigos e familiares. 

A intolerância a Lactose é a incapacidade do organismo em digerir o acúcar do leite, ocorre quando o organismo não produz ou produz em pouca quantidade a lactase (enzima designada à quebrar esse açúcar do leite, no organismo). O diagnóstico, para verificar a presença da intolerância a lactose, é realizado através de exames médicos e é disponibilizado pelo SUS. 

Os sintomas mais comuns são:
 barriga estufada, cólicas, diarréias, gases e intestino preso. 

Tenho duas noticias, uma boa e outra nem tão boa assim, a noticia má é que não tem cura. E a noticia boa é que tem a opção de excluir totalmente o leite de vaca e seus derivados, assim como também pode ser utilizados as enzimas lactase prescritas por um médico ou nutricionista, para que assim você possa comer aquele pudim, num almoço de domingo sem ocasionar nenhum desses sintomas. Mas cuidado com o exagero, tanto do pudim quanto da enzima lactase. 

A alergia é uma reação do sistema imunológico com a proteína do leite, que se manifesta após a ingestão do leite ou derivados, o organismo detecta essa proteína do leite como um corpo estranho e tenta atacá-lo. Esse quadro é conhecido como APLV (Alergia a Proteína no Leite de Vaca) os derivados também estão incluídos. O diagnóstico também é feito através de exames médicos. Os sintomas são: vômitos, cólicas, diarréia, dor abdominal, urticária, asma, rinite, descamação e ressecamento da pele, a diferença é gritante nos sintomas, pois na alergia a proteína do leite, o sistema imunológico é acionado, diferente da Intolerância, que fica fermentado o açúcar do leite no intestino. Nesse quadro não há a possibilidade de usar a enzima lactase para evitar os sintomas, o melhor a fazer é evitar o leite de vaca e seus derivados. 

Uma Curiosidade é que algumas fabricantes vendem o alimento derivado do leite ou próprio leite como Zero Lactose, provavelmente você já deve ter visto nas prateleiras do supermercado. Mas ao observar o rótulo do produto, notará que nos ingredientes, foi adicionado a enzima lactase. Ou seja, não foi retirado a lactose (acúcar do leite), mas sim, adicionado a enzima digestiva: lactase. 

Para combater as duas patologias: alergia e intolerância a lactose, sugiro que consuma extrato de grãos (leites vegetais) de sua preferência. Assim vai conseguir obter mais saúde e sem se preocupar com os ingredientes presente nos alimentos derivado de leite de vaca. E vai conseguir se livrar dos sintomas desconfortáveis relacionados a alergia e a intolerância a lactose.

STEPHANY