Covid-19: 41,5 mil doses da vacina de Oxford chegam a Brasília
Desta vez foram 41,5 mil doses do imunizante AstraZeneca; confira o público a ser vacinado

Um avião carregado com 41,5 mil doses de vacina contra a covid-19 chegou no Distrito Federal, neste domingo (24). Este é o segundo lote de vacinas que o governo local recebe, desta vez, os imunizantes são da farmacêutica AstraZeneca, que tem parceria com a Universidade de Oxford, da Inglaterra.

As doses serão utilizadas na vacinação de profissionais que atuam na linha de frente no combate à pandemia, idosos e pessoas com deficiência que vivem em instituições de acolhimento e seus cuidadores, e indígenas. De acordo com a Secretaria de Saúde do DF, ainda não há data para o início da vacinação com este lote.

“Após a confirmação do número de doses, o Comitê de Vacinação da SES irá se reunir para traçar a proposta de vacinação, uma vez que o fabricante desse lote que será entregue (Oxford/Astrazeneca) é diferente daquele com o qual vacinação teve início no DF (CoronaVac)”, comunicou a Secretaria, em nota à imprensa.

Com o primeiro lote, pouco mais de 106 mil doses, que começou a ser usado na terça-feira (19), a secretaria espera vacinar cerca de 53 mil pessoas desse público inicial. Para isso, a pasta conta com 1,5 mil servidores em 169 salas de vacina espalhadas nas sete Regiões de Saúde. Todas as salas foram equipadas, segundo o governo, com 183 câmaras frias científicas para armazenamento de imunobiológicos.

De acordo com a SES-DF, até sexta-feira (22), 15.134 pessoas já tinha recebido a vacina – esse total não inclui os que foram imunizados no Hospital de Base e no Hospital Regional da Asa Norte (Hran).

A pasta continua c0m o reforço da informação de que a população ainda não deve procurar os postos de saúde em busca de vacinação que começará assim que mais vacinas chegarem através do Ministério da Saúde.

Blog do Ulhoa