Quartou meninas (Uhuuu) nessa quarta-feira vamos falar sobre a automaquiagem de uma forma bem simples para quem ainda não tem prática de se maquiar sozinha, possa aprender a fazer o básico e arrasar no seu dia a dia. 

Olha vou te falar que fazer a sua própria maquiagem ainda mais para quem não tem prática parece algo muito difícil, mas tenho uma ótima notícia para você que apesar de parecer complicado, aprender a maquiar é uma atividade que qualquer pessoa pode aprender, hoje além de cursos tem vários tutoriais na internet que ensina o passo a passo. 

A dica aqui vai para você quem ainda não está acostumada a fazer a sua maquiagem, então a minha dica é comece aos poucos, por exemplo: aprenda primeiro a corrigir a pele do rosto, eliminando as imperfeições e posteriormente você pode aplicar outras técnicas que incremente ainda mais a sua make como: olho esfumado escuro, make com duo de sombras, delineado gatinho nos olhos e assim vai. 

” Aprender qualquer coisa na vida demanda isso: prática, persistência e tempo. Por isso, não se preocupe se no princípio não sair como esperado e não desista na primeira dificuldade” 

Em uma maquiagem para o dia a dia, a regra geral é preparar bem a pele, destacar os olhos com rímel e a sobrancelha com lápis, dar um toque de cor ao rosto com blush e evidenciar os lábios com um tom neutro de batom, como o rosa queimado. 

Passo a Passo 

1. Hidratante com FPS 


Hidratar a pele é essencial para que a maquiagem não fique craquelada. Vale lembrar que o hidratante deve condizer com o seu tipo de pele: oleosa – gel, seca – creme. E o FPS (protetor solar) é vital para proteger sua pele dos raios UV. 

Aplique uma camada fina sobre o rosto usando os dedos ou um pincel de base limpo. Espere secar para ir para o próximo passo. 

2. Base 


A base serve para uniformizar o tom da pele do rosto e cobrir leves imperfeições, como manchinhas e espinhas pequenas. Para cobrir olheiras profundas e imperfeições mais marcantes, use o corretivo. As bases cremosas, em pó e em bastão são as mais fáceis de aplicar, porém a base em pó tem cobertura baixa. 

Com um pincel de base ou os dedos, espalhe a base no rosto em uma camada de média a fina. Não exagere na aplicação. Passe somente o suficiente para cobrir o rosto todo. E na hora de escolher a base, teste a cor no seu rosto para ver se é o tom correto. 

3. Blush 

O blush serve para corar suavemente o seu rosto, dando à ele profundidade e aspecto saudável. Deve ser aplicado antes do pó porque assim você garante um resultado mais natural. 

Se for em pó, aplique com pincel, das maçãs sentido às orelhas. Se for em creme ou líquido, aplique com o dedo e faça um movimento circular suave. O blush deve corar o rosto de forma suave, evite exagerar na aplicação. 

4. Pó facial 


O pó é o que arremata a pele na maquiagem. Ele vai deixar o rosto com uma opacidade suave e evitar os pontos de oleosidade. Não aplique muito porque o exagero pode deixar o rosto muito seco e as linhas de expressão acabam ficando marcadas, o que envelhece mesmo as peles mais jovens. 

Use um pincel gordinho bem fofo para aplicar bem pouco produto em todo o rosto. Evite usar espumas e pinceis pequenos porque eles dificultam a aplicação e carregam muito produto. 

5. Lápis de sobrancelha 


Para corrigir falhas e delinear a sobrancelha, que é a moldura dos olhos. Porém, é importante que não seja lápis preto nem 6B. O lápis deve ser macio, próprio para sobrancelha e o tom deve condizer com a sua pele e cabelo. Não use lápis preto, mesmo que sua sobrancelha seja naturalmente preta. 

Antes de usar o lápis, limpe a sobrancelha com um cotonete para remover resíduos de base e pó. Depois, com o lápis, comece corrigindo as falhas e delineie o desenho conforme o seu costume. 

6. Sombra 


As sombras servem para brincar com as formas e a profundidade do seu olho. Elas podem tanto te favorecer como te desfavorecer. Por isso é importante saber o formato do seu olho e valorizá-lo com o uso correto das sombras. Ao iniciar o uso de sombras, comece usando tons neutros como marrom, caramelo e preto. 

Se você vai usar 1 sombra só, aplique-a na pálpebra móvel e siga esfumando até o côncavo, fazendo um sombreado suave e natural. Se for usar 2 sombras, aplique a mais clara do centro da pálpebra ao canto interno do olho e a escura 

7. Máscara de cílios (rímel) 


Para abrir o olhar e destacá-lo. O rímel serve para dar mais espessura, curvar e deixar os cílios escurinhos. 

Comece aplicando da raiz dos cílios até as pontas. Espere 1 minuto e aplique outra camada. Para mais volume, aplique uma terceira camada esperando mais 1 minuto entre elas. 

8. Batom 


Para deixar os lábios com uma cor bonita e delineá-los da forma que você preferir. 

Se o batom for escuro, primeiro faça o desenho da sua boca com um lápis de boca da cor do seu batom e depois preencha a boca com batom. Se o batom for claro, aplique diretamente nos lábios. Aplique um gloss transparente se desejar dar mais volume aos lábios. 

Gostaram das dicas?! Aproveite e dá uma passada no nosso Instagram @blogespacomulherdf, lá vou contar qual a maquiadora que eu sigo e aprendi a fazer uma make bafônica.


ANNIE