Os benefícios do amor próprio para a saúde física e mental


Se engana quem acha que o amor próprio não interfere diretamente na saúde física e mental das pessoas.

A busca diária pela autoestima serve como barreira para o desenvolvimento da depressão e dos transtornos alimentares, como a bulimia, por exemplo.

Além disso, se amar melhora a disposição para cuidar da saúde através de uma alimentação saudável e de exercícios físicos.

“Quando estamos com um sentimento de autoestima elevada, geralmente temos mais disposição para lidar com os problemas do dia a dia, somos mais tolerantes com nossos erros e os das outras pessoas, reconhecemos nossas virtudes e qualidades, mas também nossas limitações”.

É claro que o amor próprio não cai do céu e deve ser conquistado diariamente. O primeiro passo para isso é colocar em prática o autoconhecimento. “É preciso refletir sobre como foi sua história de aprendizagem com seus pais e pessoas próximas a você na infância e como é sua relação hoje com outras pessoas que são importantes”.

O objetivo dessa tarefa é compreender como se deu a construção da visão de si próprio e não encontrar os culpados pela baixa autoestima.

Feito isso, é hora de encontrar soluções para os problemas citados através da enumeração de todas as conquistas e objetivos alcançados ao longo da vida.

“Nesse processo de autoconhecimento cria-se um caminho para reformular conceitos construídos sobre si mesmo, possibilitando reorganizar-se e descobrir alternativas que permitam satisfazer as próprias necessidades, sem exigir do outro o que pode dar a si mesmo”.

É importante ressaltar que, a busca por um psicólogo ou hipnoterapeuta é a melhor maneira de resolver os conflitos internos e conquistar o amor próprio.

Quer saber mais acesse @blogespacomulherdf




ANNIE