vocês amam ♥. A dica de hoje é voltada para acelerar o crescimento das madeixas então bora lá?!
Você sabia que é muito comum que a partir dos 25 anos, mulheres e homens percebam que os fios estão caindo em ritmo mais acelerado, de acordo com a Sociedade Brasileira do Cabelos.
“Existem diversas causas para esse fenômeno de queda dos fios, que podem sofrer com a miniaturização (ou seja, ficando cada vez mais finos) ou caírem de forma intensa por conta de dietas restritivas, estresse ou pós-parto”, afirma Lucas Fustinoni, médico tricologista, membro da World Trichology Society e da European Hair Research Society.
Sendo assim, separei essas dicas para você!
1° Verifique se o nível de ferro no seu sangue
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 30% da população sofre com a anemia, ou seja, possuem uma condição caracterizada de deficiência na concentração da hemoglobina devido à falta de ingestão de ferro.
O ferro é responsável por fazer com que o corpo produza hemoglobina, elemento do sangue com a função de transportar oxigênio dos pulmões para nutrir todas as células do organismo, incluindo aquelas que alimentam os fios. Por isso, ele é tão importante para o crescimento capilar.
Caso seus níveis de ferro estejam baixos, capriche no consumo dos seguintes alimentos:
▪️ Feijão;
▪️ Espinafre;
▪️ Lentilha;
▪️ Castanha de caju;
▪️ Carne vermelha.
2° Invista em bons alimentos
Uma alimentação pobre, carente dos principais grupos de nutrientes, como as vitaminas, minerais, proteínas, gorduras e carboidratos, impacta na saúde dos cabelos e do couro cabeludo.
O cabelo é composto principalmente de proteínas, portanto, incluir quantidades adequadas em sua dieta é vital para o crescimento do cabelo.
Boas fontes de proteína para incluir no seu cardápio são:
▪️ Ovos;
▪️ Peixe;
▪️ Frango;
▪️ Feijão;
▪️ Quinoa;
▪️ Tofu;
Leguminosas.
O ovo, por exemplo, é um velho conhecido quando o assunto é saúde capilar, sendo incluído em receitas caseiras de hidratação dos fios. Sua boa fama vem do fato dele ser rico em proteínas, ácidos graxos, aminoácidos essenciais, vitaminas e minerais como zinco, selênio e ferro. Esses micronutrientes são envolvidos nos processos de formação da fibra capilar e de multiplicação das células da raiz do cabelo, facilitando o processo. É por isso que o consumo de ovos contribui para sua saúde capilar.
Outras fontes de zinco incluem sementes de abóbora, peixe, ovos e lentilhas. Já o selênio é um mineral repleto de enzimas que ajudam os folículos pilosos a ficarem protegidos contra as agressões do dia a dia.
3° Converse com seu médico sobre suplementos
A correria da vida moderna, na qual falta tempo para cozinhar e sobram alimentos processados, por vezes, dificulta a obtenção de todos os nutrientes e vitaminas necessários para o bom funcionamento do organismo.
Se alguma deficiência nutricional for verificada por meio de exames, a suplementação pode ser prescrita pelo seu médico. Vitaminas orais, como Exsynutriment, biotina e vitamina C, são recomendadas para tornar as madeixas mais grossas e resistentes.
Sabemos que o folículo rico em colágeno permite uma ancoragem de alta eficiência diminuindo a queda do cabelo, por isso essas substâncias são importantes. Elas ajudam a promover um incremento do fluxo de nutrientes permitindo o aumento da produção de queratina e, por consequência, melhora significativa da densidade capilar.
4° Evite penteados apertados e jamais durma com ele preso
Evite rabos de cavalo apertados, pois a tensão pode e vai quebrar o fio. Os melhores prendedores são feitos com tecido mais suave. Uma alternativa interessante é usar palitos de madeira. Além disso, se o seu cabelo é propenso a quebrar, você nunca deve dormir com ele preso, pois isso atrapalha os fios.
5° Cuidado com chapinhas e secadores
As ferramentas de calor podem remover a umidade dos fios, o que pode torná-los frágeis e quebradiços. A agressão constante do calor ao couro cabeludo por inflamar os folículos e dificultar o crescimento dos fios. Também evite o uso de água quente quando lavar o cabelo, pois o calor abre as cutículas, tornando os fios mais suscetíveis aos danos do secador e da chapinha, além de piorar quadros de caspa.
6° Invista no Minoxidil
A substância, utilizada para tratamentos de calvície e queda de cabelo, é uma alternativa para acelerar o crescimento dos cabelos. O produto pode ser encontrado em farmácias, usualmente em concentração de 5%, e é aplicado de maneira tópica.
O medicamento prolonga a fase anágena, ou seja, a fase de crescimento do cabelo e promove o crescimento de fios mais fortes e saudáveis.
Mas atenção: para aplicação correta, primeiro deve-se dividir o cabelo em cinco partes e, começando pelo centro, é preciso que você aplique cinco borrifadas de Minoxidil em cada uma delas, em seguida massageando o couro cabeludo até completa absorção do produto.
7° Faça uso de equipamentos baseados em ledterapia
Para quem procura por resultados mais rápidos, uma boa dica é utilizar aparelhos que utilizam da Low Light Level Therapy (Terapia de Luz com Baixa Potência), ou seja, que usam de LEDs para espessar os fios, aumentar a quantidade de cabelos e prolongar a fase de crescimento dos fios.
Espero que tenham gostado dessas super dicas que foram feitas especialmente para você! Quer ver mais conteúdos interativos?! Siga no Instagram @blogespacomulherdf

0 Comentários