CMED aprovou reajuste de até 4,88% nos produtos. Decisão foi publicada nesta segunda (15)

A Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED), do governo federal, autorizou o reajuste anual de até 4,88% sobre os preços dos medicamentos. Em meio à pandemia de covid-19, a decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta segunda-feira (15).

O ajuste de preços vem 15 dias antes do usual, já que resolução da CMED estabelecia que os preços deveriam ser modificados em 31 de março de cada ano. A portaria não esclarece a antecipação. Em março do ano passado, o reajuste havia sido de 5,21%, após adiamento de 60 dias em meio ao início da pandemia.

A medida foi antecipada em 2021. Isso porque, no ano passado, o presidente Jair Bolsonaro anunciou um acordo com a indústria farmacêutica para que o reajuste anual de todos os remédios fosse adiado por 60 dias, por conta da crise provocada pela pandemia de coronavírus.

A CMED é o órgão responsável por regular o mercado de medicamentos no Brasil. É quem estabelece limites para farmácias, laboratórios e afins quanto aos preços dos medicamentos.

Fonte: JBr