Setur-DF orienta profissionais da capital a terem acesso ao novo recurso, que impulsionará ainda mais o setor
Agência Brasília

Os guias de turismo de todo o país já podem contar com mais uma facilidade para comprovar a regularidade de sua atuação profissional.

A novidade é que, por meio do site do Cadastro Nacional de Empresas e Profissionais que atuam no Setor de Turismo (Cadastur), eles terão disponíveis a versão digital de seu crachá de guia de turismo.

Para visualizar o documento on-line é preciso que o profissional acesse seu cadastro no Cadastur, disponível no celular ou outro dispositivo eletrônico, e clique na ação “emitir crachá”.

A iniciativa beneficia tanto novos guias de turismo que realizaram o cadastro agora, quanto aqueles que precisam renovar ou atualizar a inscrição. A proposta é agilizar o prazo para que esses profissionais possam receber o documento com mais facilidade e iniciar suas atividades no setor.

Isso porque o acesso digital a carteira permitirá que o guia tenha a oportunidade de portar uma credencial confiável que o gabarita para exercer a profissão perante agências de turismo e ao próprio turista, logo após a inscrição e validação do registro no Cadastur, enquanto aguarda a entrega do documento físico. Na versão digital, será possível também atualizar a conclusão de cursos profissionalizantes, como o de idiomas ou libras.

De acordo com o Ministério do Turismo, a medida beneficia mais de 24 mil profissionais que atuam no setor e exercem a função de acompanhar, orientar e transmitir informações sobre destinos e atrativos que enriquecem a experiência dos turistas em todo o Brasil.

No Distrito Federal, o novo recurso atende, atualmente, 316 guias de turismo com inscrições válidas no Cadastur

“É importante esclarecermos que a carteira digital não substitui o documento físico, que hoje já é utilizado pelos guias de turismo. Pelo contrário, é mais uma facilidade que eles podem contar, a partir de agora”, explicou o secretário de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, William França.

No Distrito Federal, o novo recurso atende, atualmente, 316 guias de turismo com inscrições válidas no Cadastur. É o caso de Laudiene Lisboa. Profissional no segmento há mais de 25 anos, ela renovou o seu cadastro no dia 11 de março de 2021 e já conta com a carteira digital.

“Fiquei muito feliz com a notícia porque agora posso comprovar o registro do meu trabalho com mais rapidez, enquanto aguardo o documento físico. Com certeza, um recurso que vai ajudar toda a classe, principalmente neste momento de pandemia”, comemorou Laudiene. Guia de turismo no DF há mais de 36 anos, Lúcio Montiel também reforça a praticidade do documento digital. “É uma iniciativa facilitadora também para o turista que, no site do Cadastur, pode encontrar com mais rapidez um profissional qualificado”, completa.

Secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça reforça que, além de valorizar os profissionais do segmento, o novo recurso impulsiona todo o setor.

“O guia de turismo é um dos elos mais importantes da nossa cadeia produtiva e um dos principais responsáveis por transformar o passeio em uma experiência única. Anfitrião indispensável para que o visitante viva o lugar, conheça diferentes espaços, o artesanato local, a gastronomia e descubra novas histórias. Portanto, essa facilidade digital não só permitirá que o profissional trabalhe com segurança e dentro da lei enquanto espera sua carteira física, como também contribui para fomentar todo o trade. E a nossa secretaria está de portas abertas para orientar o profissional do DF quanto ao novo recurso”, afirma Vanessa.

Como fazer o cadastro

O Cadastur é o cadastro nacional que reúne empresas e profissionais que atuam no setor de turismo. Segundo a Lei Geral do Turismo, o registro é obrigatório para sete categorias do setor, entre elas os guias de turismo. O cadastro é gratuito. Para isso, basta o interessado acessar o site preencher o formulário eletrônico e seguir as instruções.

Após homologado, será emitido o certificado de cadastro que será disponibilizado para acesso ao público no site do Cadastur. Para mais informações, o interessado deve entrar em contato com o órgão oficial de turismo do seu estado. Profissionais do Distrito Federal podem tirar dúvidas com a Setur-DF por meio do telefone (61) 4042-0400.

* Com informações da Setur