Vacina contra a Covid-19 no DF — Foto: TV Globo / Reprodução

Ao todo, 360.178 pessoas tomaram pelo menos uma dose em Brasília. Com 11,8% da população vacinada, capital federal ocupa 15º lugar no ranking nacional de imunização.


Por G1 DF

O Distrito Federal imunizou 140.433 pessoas com as duas doses da vacina contra a Covid-19 até este domingo (18). Durante o fim de semana, de acordo com a Secretaria de Saúde, a imunização atingiu mais de 10 mil pessoas.

Segundo a pasta, 360.178 pessoas tomaram a primeira dose, o que corresponde a 11,8% da população de Brasília. A secretaria afirma que, desse total, 2.879 receberam a primeira dose neste domingo (18) e 204, a segunda.

Na sexta-feira (16), começou a vacinação de idosos de 64 e 65 anos no Distrito Federal. Devido à ampliação do público alvo, a Secretaria de Saúde expandiu os postos de imunização durante o fim de semana.

No ranking nacional de imunização contra a Covid-19, a capital federal ocupa, nesta segunda-feira (19) o 15º lugar, subindo um posto em relação à última sexta-feira (16), quando estava na 16ª posição. Em fevereiro, o DF chegou a ter a maior taxa de imunização do país.

Os dados são do consórcio de veículos de imprensa, formado por G1, O Globo, Extra, O Estadão de S.Paulo, Folha de S.Paulo e UOL. O levantamento usa informações das secretarias estaduais de Saúde e considera a população de cada unidade da federação.

Profissionais da segurança




Vacina contra Covid-19 no DF — Foto: TV Globo / Reprodução

O agendamento da vacinação de profissionais das forças de segurança de Brasília começou às 8h desta segunda-feira (19). Conforme a Secretaria de Saúde do DF, foram liberadas 2.237 vagas para imunização.

A pasta disse ainda que o número de vagas é igual a lista de servidores enviada pelas corporações, com o nome e o CPF "de cada contemplado nesta fase". O agendamento deve ser feito pela internet, no entanto, a página só ficará disponível nesta segunda-feira.

"Os servidores que não conseguirem agendamento poderão continuar recebendo as doses remanescentes, a chamada 'xepa', da vacina, no final do dia", diz a Secretaria de Saúde.

A lista de vacinação com os 2.237 nomes inclui as seguintes categorias:
Policia Militar
Policia Civil
Policia Federal
Agentes do Detran
Corpo de Bombeiros
Forças que apoiam o decreto das medidas restritivas do GDF, conforme previsto pelo Ministério da Saúde

A Secretaria de Saúde explica que três drive-thrus vão atender os profissionais: no estacionamento 13 do Parque da Cidade, no Shopping Iguatemi e na Faculdade Unieuro, em Águas Claras.

A aplicação das vacinas agendadas vai ocorrer na terça (20), na quinta (22) e na sexta-feira (23).

Estoque



Secretaria de Saúde do Distrito Federal recebe novas doses da vacina Oxford/AstraZeneca — Foto: Breno Esaki/Agência Saúde DF

De acordo com a Secretaria de Saúde, das 712.310 doses recebidas do Ministério da Saúde, 626.630 tinham sido distribuídas até sábado (17). Ao todo, a capital recebeu:

536.560 doses da vacina CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan em parceria com farmacêutica chinesa Sinovac


175.750 doses da vacina Covishield, produzida pela universidade inglesa de Oxford, com a farmacêutica sueco-britânica AstraZeneca

Ambas as vacinas são aplicadas em duas doses. No caso da CoronaVac, o prazo entre uma dose e outra varia de 14 a 28 dias. Já para a vacina AstraZeneca/Oxford, o intervalo é de até 90 dias.

Covid-19: os riscos de não tomar a segunda dose da vacina

VÍDEO: Veja perguntas e respostas sobre importância da 2ª dose de vacina contra Covid
00:00/02:56

VÍDEO: Veja perguntas e respostas sobre importância da 2ª dose de vacina contra Covid