Remessa com 40,1 mil doses desembarcou em Brasília com acondicionamento inadequado. No entanto, avaliação atestou que 'temperatura não influenciou a qualidade'.
Por Carolina Cruz, G1 DF
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) liberou para uso todas as 40,1 mil doses de vacinas contra a Covid-19 da Janssen que chegaram congeladas na capital, por acondicionamento inadequado. A medida ocorre após vistoria do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS), ligado à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), aprovar o uso dos imunizantes.
A remessa desembarcou no Aeroporto de Brasília na manhã deste sábado (3). Segundo a Secretaria de Saúde, durante a conferência das doses na Rede de Frio Central, que armazena e distribui vacinas na capital, foi observado que elas "estavam congeladas, abaixo da temperatura adequada", que é de 2°C.
As doses então foram encaminhadas para avaliação do INCQS, por determinação do Ministério da Saúde. Em nota divulgada na noite deste sábado, a pasta informou que "a temperatura não influenciou a qualidade da vacina".
O G1 questionou o ministério sobre quais medidas serão tomadas em relação à empresa responsável pelo acondicionar as doses na temperatura errada, mas não obteve resposta até a última atualização desta reportagem.
Dose única
Por ser de dose única, a maior parte das vacinas da Janssen estão sendo aplicadas em professores da rede pública, para garantir o retorno das aulas presenciais em 2 de agosto.
As remessas também estão atendendo pessoas em situação de rua, pois, segundo o GDF, se trata de grupo que poderia não voltar para completar a imunização com uma segunda aplicação, caso usassem outras marcas.
Segundo a Secretaria de Saúde, as 40,1 mil doses serão distribuídas da seguinte forma:
20 mil doses para finalização do grupo de trabalhadores da educação da rede pública até o Ensino Médio
16 mil doses para população privada de liberdade
1,5 mil doses para pessoas em situação de rua
1,4 mil doses para catadores de recicláveis
A campanha de vacinação no DF já atingiu 1.005.782 pessoas até esta sexta-feira (2). O número equivale a 32,46% da população.
Ao todo, 344.171 pessoas tomaram as duas doses da vacina contra Covid-19 na capital e 15.881 se imunizaram com a Janssen. O Distrito Federal ocupa a 16ª posição no ranking nacional de imunização contra a Covid-19. Em fevereiro, o DF chegou a ter a maior taxa de vacinação do país.
0 Comentários