#Quartou meus amores, é hoje com certeza ao ler o título da matéria você com certeza achou estranho por não está dando dicas de moda e beleza, mas quem disse que cuidar da mente e do bem estar emocional não está relacionado com a beleza? 

Tudo na nossa vida tem que está em equilíbrio para que tudo funcione, não adianta eu te dá várias dicas de make, cabelo e roupas, se o que está dentro de você precisa ser cuidado. 

Devido à rotina agitada e o acúmulo de funções, o cansaço mental é recorrente. Um panorama que se agravou com a pandemia da Covid-19, assim como os quadros de ansiedade e depressão, mas que, há tempos, vem tirando o sono de muitas mulheres. 

Cansaço mental

É um esgotamento que resulta do acúmulo de funções: é um tipo de esgotamento e estafa mental que podemos entender como se o cérebro estivesse sobrecarregado em suas funções, tais como a concentração, memória e absorção de fatos, retenção de informações, de forma geral com essas e outras funções comprometidas.

Quais são os sintomas do cansaço mental

Os sintomas do cansaço mental podem vir em níveis diferentes, com alterações de pessoa para pessoa. 

Veja a seguir!

Insônia: é quando falta o sono reparador, e a pessoa parece não desligar, tem sido um sintoma muito presente mesmo para quem esteja num esgotamento, pois trata-se de um cansaço no qual a mente parece não desligar-se, seria como se mesmo na exaustão algo impede para que haja um descanso ou reparação. Significa que a pessoa não consegue dormir e, se dorme, não tem um sono reparador.

Baixo rendimento:  quando o ritmo ou rendimento nas tarefas ficam prejudicados ou comprometidos, sem ânimo e não consegue efetuar atividades, têm dificuldade em exercer algumas tarefas simples da mesma forma, tudo fica meio que automatizado.

Memória fraca: um dos sintomas pode ser o esquecimento em tarefas simples do cotidiano ou a dificuldade de lembrar de algo importante.

Negatividade:  quando há a perda de noção do lado bom das coisas, e a pessoa dá mais espaço às angústias e tristezas.

Dores de cabeça: quando esse problema se torna frequente é o momento de procurar ajuda, justamente nesse momento se usam medicações e na maioria das vezes, por conta própria e depois de um tempo, verificam que essas dores excederam o normal e procuram ou deveriam procurar um médico especialista, neurologista para checar, assim como um psiquiatra e psicólogo.

Baixa imunidade: o cansaço mental pode desencadear o adoecimento ou a piora de algum quadro. Se há alguma doença comorbidade, um asmático, por exemplo, nesse estágio de cansaço, poderia ter mais crises de asma ou adoecer mais. Assim como outras doenças e complicações advindas de baixa de imunidade.

Falta de motivação e tristeza: momento em que o nível de sensibilidade da pessoa aumenta, sentindo-se desmotivado em relação a quase tudo: o nível de sensibilidade faz com que essa pessoa esteja mais suscetível e tudo pode lhe atingir ou lhe tocar, pode facilmente chorar por coisas simples e esse estado abalado trás culpa por não fazer e não conseguir. Nesse ciclo fica cada vez mais difícil interromper esse processo, justamente onde a pessoa adoece (física e psiquicamente).

Todos esses sintomas, ao se tornarem cada vez mais presentes, devem ser acompanhados por um profissional para que se verifique a causa e as melhores indicações de tratamentos. Na sequência, fique por dentro das principais causas do cansaço mental!

Quais são as causas do cansaço mental

Assim como os sintomas podem ser diversos, as causas do cansaço mental também.
A origem pode estar relacionada a alterações fisiológicas, alguma doença, estresse ou efeito colateral. 

Na próxima semana vou trazer a vocês 9 dicas para se combater o cansaço mental, então fiquem ligadinhos e acesse o nosso instagram  (@blogespacomulherdf.com.br) e participe das nossas enquetes.


ANNIE