Aula Magna do Saberes Suas em Maceió (AL). Foto: Seades/AL

Evento com trabalhadores do SUAS debateu a atuação da assistência social em situações de emergência e calamidade. Próximo encontro será em Palmas, no dia 13 de junho.

Acidade de Maceió (AL) recebeu a 3ª Aula Magna do Saberes SUAS, ação estratégica da Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS) do Ministério da Cidadania. Diante de gestores, conselheiros e trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), o encontro desta quarta-feira (25.05) debateu a atuação do setor em situações de emergência e calamidade, e contou com a apresentação da experiência do município de Dário Meira (BA).

Quanto mais trabalhadores qualificados tivermos, melhor será o atendimento na ponta” Annie Kettly Neves Pedrosa, coordenadora-geral de Gestão do Trabalho e Educação Permanente da SNAS

A coordenadora-geral de Gestão do Trabalho e Educação Permanente (CGGTEP) da SNAS, Annie Kettly Neves Pedrosa, comemorou a presença dos trabalhadores no evento mesmo em um dia de muita chuva. “Tive a oportunidade de ver o comprometimento dos trabalhadores para aprender ainda mais sobre a temática mesmo com as fortes chuvas que têm assolado o estado. Parabéns a todos os profissionais que fazem parte do SUAS de Alagoas, pelo empenho e dedicação. Quanto mais trabalhadores qualificados tivermos, melhor será o atendimento na ponta”, disse.

Um dos casos apresentados na aula foi o da enchente que deixou três mil famílias desalojadas em Dário Meira (BA), no ano passado. “A atuação da assistência social no contexto de emergência e calamidade permitiu que a população afetada tivesse acesso aos serviços básicos disponíveis e seus direitos fundamentais garantidos durante e após a crise”, ressaltou José Raimundo Machado, técnico de referência da equipe de assistência social do município que atuou na calamidade.

Também estiveram presentes na Aula Magna de Maceió a secretária de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social, Manuelle Farias, o secretário adjunto municipal de Assistência Social, José Moacir Teófilo Neto, a presidente do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social, Giselda Lins, a vice-presidente do Conselho Estadual de Assistência Social, Ana Paula Portela, a gerente da Gestão do Trabalho e Educação Permanente de Alagoas, Ana Paula Oliveira, e a coordenadora do Programa Criança Feliz e técnica de referência da Proteção Social Básica de Alagoas, Simone Sampaio. O evento teve ainda uma aula da professora Norma Valencio, da Universidade Federal de São Carlos.

O Saberes SUAS terá, ao todo, cinco aulas magnas para divulgar a nova ação federal de formação profissional. Já foram realizados eventos em Florianópolis e Campo Grande. A próxima agenda será em Palmas, no Tocantins, no dia 13 de junho.

Confira como foi:

Vagas

Inaugurada em janeiro de 2022, a Ação Estratégica de Educação Permanente na Construção de Conteúdos e Saberes para o Sistema Único de Assistência Social, o Saberes SUAS, veio para complementar ainda mais a formação já ofertada pelo Programa Nacional de Capacitação do Sistema Único de Assistência Social, o CapacitaSUAS.

“O estado de Alagoas está entre os dez estados que conseguiram executar o programa CapacitaSUAS e que ainda possui saldo em conta, já com projeto em andamento para capacitar ainda mais trabalhadores. Então quero convidar os profissionais do SUAS do estado de Alagoas que ainda não se inscreveram para fazer os cursos. Das 480 vagas, ainda temos em aberto 59 para o nível superior e 176 de nível médio”, contabiliza Annie Kettly.

Os dez estados que alcançaram as metas pactuadas por meio do CapacitaSUAS terão prioridade no preenchimento das nove mil vagas disponibilizadas. São dois cursos na modalidade a distância, gratuitos e com certificado de conclusão. As vagas são distribuídas da seguinte forma: 4,5 mil vagas para trabalhadores que exercem funções de nível superior, com carga horária de 120 horas, e 4,5 mil vagas destinadas exclusivamente aos trabalhadores em funções de nível médio, com carga horária de 100 horas.

“O Saberes SUAS é um curso que vai ser ofertado para nível superior, mas também para os trabalhadores de nível médio. Afinal, no Sistema Único de Assistência Social, todos são importantes, independentemente da escolaridade”, destacou, por vídeo, a secretária nacional de Assistência Social, Maria Yvelônia.

Foto: Seades/AL

Saberes SUAS

O objetivo do Saberes SUAS é oferecer melhores condições teóricas e técnicas para a expansão da capacidade e do alcance da educação permanente na assistência social, qualificando os trabalhadores que atuam nos serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais desenvolvidos em unidades públicas e em entidades de assistência social.

Cada curso ofertado tem duração aproximada de cinco meses. Durante as aulas, uma tutoria on-line ficará disponível aos alunos. Todos os participantes receberão certificado ao final.

Os módulos ofertados para nível médio são: introdução ao SUAS, a função de cuidador social, as funções administrativas e a função de educador/orientador social. Para o nível superior, as aulas serão: introdução ao SUAS, operacionalização da Proteção Social Básica (PSB), operacionalização da Proteção Social Especial (PSE), diretrizes para atuação da Assistência Social em Emergência Socioassistencial, vigilância socioassistencial, gestão financeira e orçamentária do SUAS.

A ação conta com a parceria da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e tem como base as disposições da Portaria MC nº 660, de 15 de setembro de 2021, que estabelece critérios e procedimentos para a formalização de Termo de Execução Descentralizada (TED) no âmbito do Ministério da Cidadania.

Assessoria de Comunicação – Ministério da Cidadania