Imunizantes enviados pelo Ministério da Saúde chegaram na manhã desta terça-feira (27). Secretaria de Saúde ainda não informou data para retomada da campanha para crianças de 3 e 4 anos.

Por g1 DF e TV Globo

Distrito Federal recebe doses da CoronaVac — Foto: Geovana Alburquerque/Agência Saúde

O Distrito Federal recebeu, na manhã desta terça-feira (27), mais 14,5 mil doses da vacina Coronavac, contra a Covid-19. O lote, enviado pelo Ministério da Saúde, chegou à capital em um avião da companhia aérea Latam, que confirmou o desembarque, às 8h17.

Segundo a Secretaria de Saúde do DF (SES-DF), com a chegada das doses, o plano é retomar a vacinação de crianças de 3 e 4 anos de idade, que está suspensa desde 3 de agosto, por falta de imunizantes. Questionada, a pasta ainda não informou data para retorno da campanha.

A SES-DF disse ainda que não vai ampliar a faixa etária para recebimento da segunda dose de reforço, que está sendo aplicada apenas em quem tem mais de 40 anos, além de profissionais de saúde.
Conforme a pasta, o DF segue o Plano Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde, que recomendou não aplicar doses de reforço adicionais em pessoas com menos de 40 anos.

Vencimento e descarte

Apesar da suspensão da imunização de crianças por falta de Coronavac, no mês passado, a Secretaria de Saúde descartou 3,5 mil doses da vacina, que venceram no dia 31 de agosto.

Depois, 150 mil doses foram recolhidas pelo Ministério da Saúde antes do vencimento, e outras 140 mil também venceram, porque, de acordo com a secretaria, o "Ministério não fez o remanejamento a tempo hábil de que as doses fossem enviadas a outros estados".

O Ministério da Saúde informou que a quantidade de vacinas para Covid-19 é entregue conforme a demanda dos estados, que são responsáveis pela gestão do estoque de doses.