Entre as novidades, destaque para a ampliação do acesso a cirurgias de reconstrução mamária e um novo canal de informações sobre prevenção e combate ao câncer de mama.

Cristiane Britto durante evento de assinatura de Acordo de Cooperação Técnica entre o Ministério da Saúde (MS) e Caixa Econômica Federal (CEF) para execução de ações de conscientização para prevenção de doenças e promoção da saúde da mulher (Clarice Castro - Ascom/MMFDH)

Aconteceu nesta quarta-feira (19), em Brasília, um evento em alusão ao Outubro Rosa com a presença de diversas autoridades e representantes da sociedade civil. A ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), Cristiane Britto, prestigiou a assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica entre o Ministério da Saúde (MS) e a Caixa Econômica Federal (CEF) para execução de ações de conscientização para prevenção de doenças e promoção da saúde da mulher.

Para 2022, são estimados 66.280 casos novos da doença, principal causa de morte de mulheres no Brasil e que já interrompeu, neste ano, 17 mil vidas. O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento integral e gratuito, que vai desde o diagnóstico até a realização de cirurgias. Entre as ações anunciadas no evento está justamente a ampliação de intervenções médicas para a reconstrução mamária em mulheres com o diagnóstico da doença e que fizeram mastectomia (retirada da mama) pelo SUS. O investimento previsto para essa iniciativa é de R$ 100 milhões. O Acordo de Cooperação também visa divulgar informações sobre prevenção e tratamento de câncer por meio do aplicativo do Caixa Tem.

A ministra Cristiane Britto comemora os benefícios à disposição das mulheres. “Estamos aqui porque acreditamos na prevenção. Alertar a população por meio do compartilhamento de informações sobre os riscos de uma doença que pode ser prevenida é o que nos move nesse Outubro Rosa. Precisamos investir em informação e falar com as nossas filhas sobre a importância da prevenção desde a adolescência”, reforça a gestora. A ministra também destacou a importância da atuação da família como rede de apoio. “Nessa longa caminhada, nos deparamos com mulheres que são abandonadas durante ou depois do tratamento de câncer. O fortalecimento dos vínculos familiares pode ser o grande suporte e o remédio de alívio nesse momento de fragilidade”, finalizou.

Parceria

O Acordo de Cooperação Técnica assinado entre o Ministério da Saúde e a Caixa Econômica Federal fortalece as políticas públicas e facilita o acesso a informações. A presidente da Caixa, Daniella Marques, ressalta que a atuação da Caixa vai além de ser o operador financeiro dos programas sociais do governo federal. “O nosso objetivo é cuidar de todos os brasileiros, especialmente das mulheres. Disponibilizar o aplicativo Caixa Tem para disseminar conhecimento e colaborar com a estratégia que já transformou a vida de milhares de mulheres pelo Brasil. Nossa contribuição pode ir além da financeira”, reforça.

Já o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que “A prevenção ao câncer por meio de políticas públicas é a maneira mais eficiente de chegar em todas as mulheres e em todos os lugares. Nosso investimento será na atenção básica à saúde”.

Representando o MMFDH, também marcaram presença no evento a secretária nacional de Políticas para as Mulheres, Ana Muñoz dos Reis; a secretária nacional da Família, Angela Gandra; a secretária nacional de Proteção Global, Mariana Machado, e a secretária nacional da Juventude, Luana Machado. Também participaram do evento o ministro do Turismo (MT), Carlos Britto; o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI), General Augusto Heleno; a representante da Organização Panamericana da Saúde no Brasil (OPAS - OMS), Socorro Gross; a secretária de Atenção Especializada à Saúde, Mayra Botelho, e a secretária substituta de Atenção Primária à Saúde, Daniela Ribeiro.

Para dúvidas e mais informações:

Atendimento exclusivo à imprensa:
Assessoria de Comunicação Social do MMFDH
(61) 2027-3538
(61) 9558-9277 - WhatsApp exclusivo para relacionamento com a imprensa