População tem acesso a vacinação contra covid e influenza, além de testagem para HIV, hepatites, sífilis, covid e glicemia; próximo evento será na Torre de Tv, em 24 de dezembro.

Catarina Loiola, da Agência Brasília | Edição: Saulo Moreno

Mais uma ação do Natal com Saúde foi realizada nesta quinta-feira (22). Na ocasião, equipes da Secretaria de Saúde atuaram em frente ao shopping Conjunto Nacional, próximo à Rodoviária do Plano Piloto oferecendo à população vacinas contra a covid-19 e influenza, além da testagem para HIV, hepatites, sífilis, covid e glicemia.Ação especial realizada na área central de Brasília vai se repetir neste sábado com multivacinação na Torre de TV, das 8h às 14h | Fotos: Sandro Araújo / Agência Saúde-DF

A ação especial visa ampliar a cobertura vacinal com a promoção do serviço em pontos estratégicos. A proposta é fazer com que a população retome o hábito de se imunizar e tenha a oportunidade de fazer a testagem de outras doenças. No dia 24 de dezembro, haverá multivacinação na Torre de TV, das 8h às 14h.

Os eventos natalinos começaram no domingo (18), no Parque da Cidade e no Terraço Shopping. Até o momento, foram aplicadas 391 doses – 210 no shopping (multivacinação), do dia 18 a 20, e 181 no Parque da Cidade (covid e influenza).
“Qualquer pessoa que esteja com dúvidas se tomou ou não todas as vacinas, ou que até tenha certeza que falta alguma, deve procurar uma sala de vacinação”Pedro Zancanaro, diretor de Atenção Primária da Região de Saúde Central

O diretor da Atenção Primária da Região de Saúde Central, Pedro Zancanaro, diz que as ações natalinas têm como objetivo chegar a pacientes que, muitas vezes por indisponibilidade de tempo, não vão às unidades básicas de saúde. Ele acrescenta que a atualização do cartão vacinal é de suma importância para evitar casos graves da doença.

“Em um momento em que há repique dos casos de covid, precisamos garantir que as pessoas estejam com o esquema vacinal atualizado”, explica o diretor. “Qualquer pessoa que esteja com dúvidas se tomou ou não todas as vacinas, ou que até tenha certeza que falta alguma, deve procurar uma sala de vacinação”, completa.

Segundo a diretora de Atenção Secundária da Região de Saúde Central, Pollyanna Mertens, ações levam os serviços diretamente para a população. “Aqui em frente ao shopping, conseguimos atender quem vem fazer compras de Natal, almoçar ou passear e que, provavelmente, não pensava em se consultar ainda nesse ano”, pondera Mertens.

Atendimento ampliado

O professor Francisco Rodrigues dos Santos, 45 anos, saiu de Águas Lindas para cuidar da saúde na manhã desta quinta. “Vim fazer um check-up geral, com exames de hepatite, HIV, glicemia. É um costume meu: de três em três meses, procuro atendimento para saber como estou, como posso melhorar”, conta ele. “Desde o ano passado aproveito ações assim pra fazer os exames, pois sinto que o atendimento é muito bom e mais rápido”, completa.
Já o engenheiro químico Daniel Valencia, 33 anos, soube da ação por cartazes em frente ao Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), da Rodoviária do Plano. “Aproveitei para fazer tudo que podia. Geralmente, as esperas são longas e, hoje, foi rápido e fácil”, comenta o morador do Guará.

Quem também não perdeu a oportunidade de dar uma olhadinha na saúde foi a aposentada Genezira Moreira, 62 anos. Ela acordou cedo para arrumar o cabelo no shopping Conjunto Nacional mas, antes do cuidado com a beleza, decidiu dar uma verificada na saúde. “Passei, vi o movimento e me interessei. Fiz todos os exames e, como minhas vacinas estão em dia, deu tudo certo”, diz ela.

Acesse aqui informações sobre a aplicação das vacinas contra a covid e os pontos de imunização.