A etapa nacional da 17ª Conferência Nacional de Saúde (CNS) será realizada de 2 a 5 de julho, em Brasília (DF). A cerimônia de abertura será no domingo (2/07), a partir das 19h, com a participação do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

Com o tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia”, a conferência é organizada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), promovida pelo Ministério da Saúde, e conta com quatro eixos que serão discutidos em mesas temáticas nos dois primeiros dias.

O evento deverá reunir cerca de seis mil pessoas para discutir, aprovar e deliberar propostas que deverão ser contempladas no próximo ciclo de planejamento da União e servir de subsídio para a elaboração do Plano Nacional de Saúde e Plano Plurianual de 2024- 2027.

As etapas preparatórias começaram ainda em agosto de 2022 e neste período contou com conferências municipais, estaduais e do Distrito Federal, além de conferências livres.

“Trata-se de um dos maiores movimentos de participação popular em defesa do SUS. Uma grande construção coletiva. Voltamos às mobilizações de rua ainda num contexto adverso, de tentativa de desmonte do SUS, retirada de direitos e de ataques à vida, à democracia e ao controle social. Conseguimos superar as adversidades com muito trabalho, em rede com os conselhos municipais e estaduais e por meio das conferências livres. Somos resistência e esperança por um SUS público, igualitário e para todas as pessoas”, afirma Fernando Pigatto, presidente do Conselho Nacional de Saúde.


A programação da etapa nacional terá uma abertura cultural popular, atividades autogestionadas, espaço para Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Pics) e Tenda Simone Leite e Wanderley Gomes, onde acontecerão apresentações culturais, como literatura em cordel, teatro, poesia, sarau, performance em formato de cortejo, entre outros.

Programação prévia



Elis Cordeiro
Assessora de Comunicação
Conselho Nacional de Saúde
(61) 99872-1367