O Laboratório Hacker da Câmara dos Deputados vai debater, nesta sexta-feira (16), códigos de ética e princípios de conduta para o uso da Inteligência Artificial (IA). Com a extensão do uso das IAs generativas e a inclusão dos resultados das pesquisas nas plataformas digitais, relatórios oficiais, processos do Judiciário e notícias, como garantir um ecossistema seguro e confiável para a troca de informações nos setores públicos e privados?


Essa e outras questões serão debatidas por dois especialistas no tema: Patrícia Almeida, coordenadora de Inovação, Governança e Estratégia Digital da Diretoria de Tecnologia e Inovação (Ditec) da Câmara dos Deputados e Christian Perrone, pesquisadora de regulação e tecnologia, e coordenadora das áreas de Direito e GovTech do Instituto Tecnologia e Sociedade (ITS-Rio). O LabTalks será transmitido ao vivo a partir das 10 horas pelo canal do LABHacker no YouTube .

Alertas

No cenário atual, as IAs já ocupam os espaços digitais, e as novas inteligências são criadas e assumem o protagonismo em diversas tarefas do nosso dia a dia. De textos para projetos de lei ou processos de julgamento a pesquisas acadêmicas, várias são as possibilidades de uso do material produzido, inclusive imagens e vídeos. Especialistas, porém, fazem alertas sobre o perigo que permeia esse encanto das IAs: desinformação, desemprego, concentração em poucas mãos, dependência e controle de informações pessoais. Ainda não existe uma governança ou códigos de ética que garantam um ecossistema confiável para a troca de informações pessoais, profissionais, corporativas ou institucionais. ​

Equidade e privacidade

No LabTalks, os convidados vão revelar algumas das boas práticas de governança das IAs que começam a surgir em vários países. A representante da Câmara dos Deputados no Comitê de Governança da Estratégia Brasileira da Inteligência Artificial, Patrícia Almeida vai falar sobre os resultados de sua pesquisa de doutorado pela Universidade de Brasília (UnB). Foram seguidos, neste estudo, 28 organizações internacionais que usam IA e estabeleceram princípios éticos em seus processos de trabalho para garantir segurança, equidade e privacidade aos usuários. Ela também tem experiência como gerente do projeto para compatibilidade processuais e normativas visando a ética na inteligência artificial, e do projeto de alfabetização em dados; além de coordenadora do hub de Ciência de Dados do Centro de Inovação da União Interparlamentar.

O professor e pesquisador, Christian Perrone vai trazer um panorama da regulamentação das plataformas digitais em todo o mundo e que pode ser feito pelos governos, empresas e cidadãos para estabelecerem normas e leis que garantam o controle, sem ferir a liberdade de expressão, a transparência e a segurança das IAs e das plataformas digitais. Perrone é jurista, consultor de políticas públicas e pesquisador Fulbright (Universidade de Georgetown, EUA), com doutorado pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) com foco em regulação internacional e tecnologia.

Participação on-line

Para participar do LabTalks e interagir durante o debate, basta acessar o canal do LabHacker no YouTube e, se quiser, mandar dúvidas ou comentários pelo chat, que são respondidos durante a live. Os vídeos ficam gravados no canal.

O LabTalks reúne pessoas interessadas em contar suas experiências, novas propostas e curiosidades, com temáticas aplicáveis ​​à tecnologia, inovação e democracia. Os encontros virtuais têm duração de uma hora e são realizados quinzenalmente.

Serviço

Evento: LabTalks – Ética no uso da Inteligência Artificial
Data: sexta-feira (16)
Horário: 10h
Encontros informais sem necessidade de inscrição