Construção civil, setor imobiliário, indústria e comércio serão debatidos na sétima oficina participativa da revisão do Plano Diretor de Ordenamento Territorial (Pdot). O evento é aberto a toda a população e ocorrerá na próxima quinta-feira (22), às 19h, na sede da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), localizada no Edifício Number One, no Setor Comercial Norte (SCN) Quadra 1, 18º andar.


Essa será a segunda oficina voltada especificamente aos segmentos da sociedade civil organizada para tratar de pontos relacionados ao planejamento e desenvolvimento urbano de forma direta ou indireta. O objetivo é dar voz a diversos grupos sociais durante a revisão do Pdot. A reunião também será transmitida no canal da secretaria no Youtube, chamado Conexão Seduh.

“O propósito é colocar no cenário de discussão do Plano Diretor os temas mais recorrentes pautados pela população, assim como outros que também devem ser considerados, por serem muito caros à sociedade civil em geral”, explica o coordenador de Planejamento e Sustentabilidade Urbana da Seduh, Mário Pacheco. “É um esforço da Seduh de trazer todas as demandas, das mais diferentes áreas, para o momento da revisão do Pdot”, ressalta.
Na visão do presidente da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário do Distrito Federal (Ademi-DF), Eduardo Aroeira, a participação popular e do setor produtivo é de extrema importância para que as demandas da sociedade sejam ouvidas. “Com esse debate, esperamos enriquecer ainda mais a discussão, para que o Pdot possa representar o que há de mais moderno, sustentável e possível para a população do DF ter um futuro com melhor qualidade de vida nas suas cidades”, comenta Aroeira.

Para o vice-presidente da Federação do Comércio do Distrito Federal (Fecomércio-DF), Ovídio Maia, esse é o momento de a sociedade contribuir com sugestões e críticas construtivas ao Plano Diretor, porque elas direcionam as ações do poder público. “Precisamos do empenho da população para pensar Brasília para os próximos anos, corrigir erros passados, ordenar e organizar o território com responsabilidade. Agora a sociedade precisa se comprometer e participar”, alerta.

Quem pode participar?

Todos os moradores do Distrito Federal de diferentes faixas etárias, gêneros e níveis socioeconômicos, interessados em discutir o planejamento urbano e o futuro da cidade, podem participar das oficinas de todas as regiões administrativas. Para isso, basta comparecer nas datas e locais marcados.

Ao todo, serão 53 oficinas organizadas pela Seduh ao longo deste ano para debater com a população a revisão do Plano Diretor e o futuro que desejam para as suas regiões. Enquanto 18 desses eventos públicos serão voltados a segmentos da sociedade, outros 35 serão sobre cada uma das regiões administrativas do Distrito Federal.

Nova dinâmica

A oficina sobre a construção civil, setor imobiliário, indústria e comércio terá um formato diferente das que ocorreram até o momento. Ao invés da população ser dividida em grupos, contará com a participação de dois especialistas para discutir o tema densidade populacional no Plano Diretor. O assunto foi escolhido pelos representantes dos segmentos da oficina. Depois, haverá uma roda de debate.

“Tal discussão é importante, porque é preciso equilibrar as questões relacionadas à capacidade de suporte do território em relação à temas como recursos hídricos, com a necessidade da população de morar em áreas mais centrais e próximas dos serviços oferecidos pela cidade e, consequente, redução de deslocamentos”, avalia a subsecretária de Políticas e Planejamento Urbano da Seduh, Juliana Coelho.

A expectativa é que esse novo formato de oficina também seja adotado em outros encontros voltados aos segmentos da sociedade.

Mais informações podem ser acessadas no site www.pdot.seduh.df.gov.br.

Serviço

→ Construção civil, setor imobiliário, indústria e comércio
Data: 22/6 (quinta-feira)
Horário: às 19h
Local: Edifício Number One, Setor Comercial Norte (SCN) Quadra 1, 18º andar
Acesso virtual: YouTube Conexão Seduh

Próximas oficinas de junho:

→ 24/6 (sábado)
Horário: 9h
Local: Gama

→ 27/6 (terça-feira)
Horário: 19h
Segmento LGBTQIAP+

*Com informações da Secretaria de Desenvolvimento de Urbano e Habitação