Há alguns anos o termo tecnologia era citado como referência para buscar revoluções na ciência, computação, jogos e até mesmo em algumas áreas da engenharia. Hoje as inovações tecnológicas superaram barreiras, e o que parecia ser um desafio para os dermatologistas e cirurgiões plásticos, acabaram se tornando fortes aliadas na manutenção da beleza, proporcionando resultados mais seguros e eficientes.

Entre as novidades tecnológicas e procedimentos que vêm ganhando destaque no mercado estão o ultrassom microfocado, ferramenta de tratamento de pele não invasiva, que utiliza a energia de ultrassom micro e macro focado de alta intensidade para estimular a produção de colágeno na pele; outro aparelho inovador que atua na eliminação da gordura facial e corporal de forma minimamente invasiva e considerado hoje um dos tratamentos mais avançados que existem no mercado para redefinição dos contornos e remodelação facial. Novos procedimentos com a utilização de ácido hialurônico e o tão falado peeling de fenol também têm sido buscado pelos pacientes que desejam atenuar marcas de expressão e envelhecimento.

A procura por tratamentos em consultórios e clínicas de dermatologia tem crescido expressivamente. Um estudo da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) aponta que somente no primeiro trimestre de 2022 a busca por procedimentos estéticos no país cresceu 390% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Médica referência em tratamentos estéticos em dermatologia com foco em rejuvenescimento de forma natural, a dermatologista e presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia do DF, Dra. Luanna Caires Portela, alerta para a importância de buscar um profissional especialista e qualificado, para que o paciente não corra riscos e não comprometa sua saúde ao realizar procedimentos. O assunto também ganhou evidência durante a 23ª Reunião Anual dos Dermatologistas do Centro-Oeste - RADECO, realizada em Brasília. “Além da apresentação de novas técnicas e novas tecnologias, o encontro trouxe também uma oportunidade para que o dermatologista esteja sempre atualizado e tenha os melhores resultados nos tratamentos de doenças e estéticos, buscando o belo, mas sem alterar as características individuais”, declara a médica que também presidiu o congresso.

Tecnologia e inovação

O ultrassom microfocado vem se tornando um dos aparelhos mais populares para quem busca o rejuvenescimento. É o que explica a médica dermatologista e membro da SBD, Dra. Daniela Rodrigues. “Ele tem vários benefícios. É possível fazer o tratamento e já sair do consultório para continuar a vida. É o que a gente chama de procedimento da hora de almoço, ou seja, um resultado imediato e que agrada muito o paciente. Além de possibilitar a queima de gordura localizada, também proporciona o efeito de lifting facial. Então quando a gente faz o ultrassom associado aos bioestimuladores é o que há de melhor do ponto de vista de gerenciamento do envelhecimento”, diz.

Queridinho de celebridades como Kim Kardashian, Lindsay Lohan e Victoria Beckham, o Morpheus Facial, está em segundo lugar no ranking de tratamento estético mais buscado no Google nos Estados Unidos, perdendo apenas para a toxina botulínica.

Com microagulhas e radiofrequência concentrada, o aparelho distribui o calor diretamente na derme, tratando toda a estrutura sem agredir as camadas da pele. A tecnologia permite o tratamento de flacidez e da gordura localizada na região da face.

Com resultados mais potentes em relação a outras tecnologias, outra novidade é a chegada do Bodytite. O aparelho utiliza um método microinvasivo com distribuição de radiofreqüência na área a ser tratada, podendo ser realizada com anestesia local em ambiente ambulatorial. Com conceito de remodelamento, a indicação é voltada para o tratamento de áreas como terço médio, bigode chinês, região de olheiras, pálpebras e contorno da face. Os resultados do procedimento são progressivos. O efeito final pode ser visto em até um ano após o tratamento. É contra-indicado para pacientes que possuem marcapasso e implantes metálicos, grávidas e lactantes. Tecnologias lançadas pelos israelenses em 2012, o Bodytite e Morpheus chegaram ao mercado americano em 2016 e no Brasil entre os anos de 2020 e 2021.

Naturalização

Impulsionada pela cosmiatria, área que estuda a estética das pessoas, a busca por tratamentos rejuvenescedores com a utilização de produtos injetáveis, também tem tido uma procura expressiva. Com novas técnicas realizadas nos consultórios é possível o paciente obter um resultado natural da face após a realização desses tratamentos.

Com quase 20 anos de experiência em procedimentos estéticos e cosmiatria, o médico e cirurgião dermatológico, Dr. Fabiano Magacho, atribui esse crescimento à popularização dos procedimentos e as publicações viralizadas nas redes sociais. “Antes era algo muito segregado ao consultório médico. Hoje até pelas redes sociais muita gente tem acesso a várias possibilidades, desde o que existe no mercado até o que pode ser feito para se identificar dentro de uma postagem. A sociedade também está cada vez mais competitiva e querendo ou não a boa aparência é um fator extremamente importante até mesmo do ponto de vista profissional”, explica.

Ele relata que uma das maiores queixas dos pacientes que frequentam o seu consultório é a perda da definição da mandíbula, muito comum a partir dos 40 anos de idade. “Isso acontece pela perda de gordura de sustentação ou daquela gordura que vai preenchendo o rosto naquela região”. Nesses casos, o mais indicado são os tratamentos injetáveis com ácido hialurônico. “O resultado é imediato. O paciente já sai do consultório com uma melhora de 70 a 80% do problema resolvido e o uso do bioestimulador de colágeno proporciona a melhora da qualidade da pele e você ainda consegue ter uma tração para reposicionar a área tratada”.

O avanço das técnicas de aplicação de produtos injetáveis vem causando o que eles chamam de movimento da naturalização facial. “Os preenchimentos, o uso de bioestimuladores e até mesmo o botox quando aplicados de forma diferente e inovadora deixam o rosto mais natural. Fora isso, o uso de produtos tópicos cada vez mais eficientes, protetores solares feitos para usar no dia a dia, recomendados para a pele brasileira e que muitos funcionam até como maquiagem, vêm facilitando a vida dos pacientes”, reforça.

Outra novidade apresentada na 23ª Reunião Anual dos Dermatologistas do Centro-Oeste foi o peeling de fenol light, procedimento menos agressivo do que o peeling de fenol cirúrgico. A técnica foi aprimorada e hoje o paciente pode realizar o procedimento sem dar entrada no centro cirúrgico. Uma das vantagens é realizar o peeling de forma mais localizada, na área dos olhos ou ao redor da boca, dependendo do desejo do paciente, além disso, o tempo de recuperação é menor e o pós-operatório é mais simples. O peeling de fenol light é indicado para pessoas que tenham pele clara e que não querem passar por um procedimento cirúrgico. Em outros casos pode ser um forte complemento para quem já fez cirurgia plástica e deseja uma pele mais revitalizada. O ideal é realizar o procedimento nas estações mais frias, porque a ausência do sol forte facilita a cicatrização, o tratamento de manchas e rugas mais profundas.

Fotos: Wilson Ribeiro