O mercado da dermatologia e da estética segue aquecido. Impulsionada pelos novos padrões de beleza e imagem corporal, a área de cosmiatria e o avanço das tecnologias vêm movimentando positivamente o setor. As tendências apontam para os tratamentos estéticos faciais com resultados naturais e tratamentos corporais pouco invasivos.

A 23ª Reunião Anual dos Dermatologistas do Centro-Oeste (RADECO), realizada em Brasília, abordou temas voltados às evoluções tecnológicas e o desenvolvimento de novos produtos para atender os mais diferentes tipos de consumidores. Mais de 400 profissionais da área de 19 estados e do Distrito Federal participaram do evento. Ao todo 70 palestrantes comandaram palestras e workshops, que abordaram os assuntos mais demandados atualmente pelos dermatologistas.

A médica dermatologista e membro da comissão organizadora da RADECO, Ana Regina Trávolo, fala sobre a importância da realização dos workshops para os profissionais que buscam ferramentas para atualização de técnicas e conhecimento dentro da especialidade. “Além da troca de experiências, também estamos abordando o uso adequado de produtos, propiciando o tratamento para pacientes carentes e apresentando as melhores tecnologias”, declara. As oficinas aconteceram no Hospital Regional da Asa Norte-HRAN.

Entre as que foram apresentadas e que atualmente são as mais buscadas nos consultórios estão, a aplicação de fios de sustentação da face e corporal, técnicas de preenchimentos faciais avançadas, preenchimentos corporais, preenchimento natural de lábio, diagnósticos e tratamentos para doenças capilares, da pele e de unhas.

Participante do encontro, Cristina Salaro, chama a atenção para importância em ter um olhar criterioso e experiente para o sucesso no resultado de diferentes procedimentos. “O que a gente já sabe, a gente reforça em relação aos conhecimentos tanto teóricos quanto práticos, então pra gente é muito proveitoso. A partir do momento que você ingressa na dermatologia para realizar procedimentos estéticos e cuidar de doenças de pele, você assume uma responsabilidade muito grande perante aos pacientes porque é a saúde deles que está em jogo”, afirma a dermatologista.

A Reunião Anual dos Dermatologistas do Centro-Oeste acontece a cada quatro anos em Brasília. Em 2027 o encontro vai coincidir com a realização do Congresso Brasileiro de Dermatologia na cidade. É o que adianta Eduardo Oliveira, médico e membro da comissão organizadora da RADECO. “Vai ser um ano muito especial. A próxima edição com certeza vai ser diferenciada. Essa reunião é de extrema valia para fortalecer a nossa profissão, difundir o conhecimento e trazer o melhor para os nossos pacientes”, conclui.

Fotos: Wilson Ribeiro