Walquiria Marra, 46 anos, é a primeira servidora da Novacap a chefiar a Divisão de Manutenção e Conservação de Vias (Dimav) (Foto: Joel Rodrigues)

Maioria da força de trabalho no GDF, mulheres têm conquistado posições de destaque em áreas antes dominadas por homens, como chefias e cargos comissionados.

Brasília, 21 de agosto de 2023 – As mulheres estão ganhando cada vez mais espaço e conquistando posições de liderança no Governo do Distrito Federal (GDF). Representando 51,97% dos servidores e empregados públicos, elas têm se destacado não apenas entre os quadros concursados, mas também em cargos comissionados e funções gratificadas. Essa mudança tem permitido uma maior diversidade de talentos e uma abordagem mais sensível nas tomadas de decisão.

As estatísticas demonstram a crescente participação feminina em posições de responsabilidade. Nos cargos comissionados e funções gratificadas, as mulheres ocupam 51,5% dos cargos, e também têm representatividade em posições de confiança. Em funções de assessoramento, elas detêm 54% dos cargos, e nas chefias de assessoria, a presença feminina é de 51%.

Uma figura que exemplifica essa tendência é Walquiria Marra, que se tornou a primeira servidora da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) a chefiar a Divisão de Manutenção e Conservação de Vias (Dimav), aos 46 anos. Com 25 anos de experiência na Novacap, Walquiria iniciou sua jornada como técnica em edificações em 1998, focando na área de pavimentação asfáltica. Seu percurso a levou a posições de supervisão e, finalmente, à chefia da Dimav, antes ocupada exclusivamente por homens.

Walquiria destaca que sua trajetória e habilidades acumuladas a capacitaram para a função atual, enfatizando a importância de construir confiança. “Essa experiência me permitiu conquistar a confiança de muitos que, por vezes, podiam duvidar do meu trabalho. Faço questão de fazer com que meus funcionários se sintam bem à vontade comigo”, afirma.

Priscila Paris, diretora técnica da Companhia Energética de Brasília (CEB) Geração, é outro exemplo de uma mulher que alcançou um cargo de chefia. Chegando à CEB como engenheira elétrica em 2011, Priscila progrediu em sua carreira, passando por posições de liderança até chegar à diretoria técnica. Ela ressalta a importância da diversidade na empresa e o orgulho de sua posição.

Histórias inspiradoras como a de Walquiria e Priscila demonstram que a diversidade é fundamental para o crescimento das organizações. Mulheres como Elaine Santos Guimarães, que aceitou o desafio de trabalhar na rede elétrica subterrânea do DF, também contribuem para essa mudança. Elaine, que se formou na primeira turma da Escola de Eletricistas do DF, demonstra entusiasmo em suas atividades e espera ser um modelo para outras mulheres.

A crescente presença feminina em cargos de liderança no GDF ressalta a importância da igualdade de gênero e a valorização das competências individuais, independentemente do sexo. Essas mulheres estão provando que a diversidade é um fator-chave para o progresso e sucesso das instituições.