Agência Brasil

O presidente Lula desembarcou, às 11h05 desta terça-feira (28), em Ríade, capital da Arábia Saudita. O país está seis horas à frente do fuso horário brasileiro. A comitiva brasileira seguiu do aeroporto direto para o hotel. O próximo compromisso é um jantar o Palácio Real mas, segundo a assessoria internacional do presidente, o encontro do presidente com o príncipe saudita, Mohamed Bin Salman pode ser antecipado.

O primeiro encontro de Lula com o saudita foi no início de setembro, durante a Cúpula do G-20, na Índia. O petista passará a terça e a quarta (29) em Ríade, capital da Arábia Saudita, onde se encontrará também com empresários. O principal objetivo é a buscar investimentos para o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Lula também acredita que possa avançar na intermediação para o fim do conflito entre Israel e o Hamas.

Integram a comitiva brasileira à Arábia Saudita e Catar os ministros Fernando Haddad (Fazenda), Rui Costa (Casa Civil), Alexandre Silveira (Minas e Energia) e Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos). O presidente da Petrobrás, Jean Paul Prates, o presidente da APEX, Jorge Viana, e o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, também fazem parte do grupo. Além deles, o presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e o senador Carlos Fávaro (PSD-MT), estão na comitiva.

De Ríade, Lula segue para Doha, no Catar, onde, às 14h30 de quarta (29), participa de um Seminário da Embraer para apresentação de aeronaves brasileiras aos estrangeiros. Em seguida, o presidente embarca para a COP 28, nos Emirados Árabes. Lula permanece em Dubai do dia 30 de novembro ao dia três de dezembro. Nos dias quatro e cinco, ele estará na Alemanha e nos dias seis e sete conduz a Cúpula do Mercosul no Rio de Janeiro.