Certame abrange 21 órgãos públicos federais e oferece diversas oportunidades

Brasília, 18 de janeiro de 2024 – A partir desta sexta-feira (19), terão início as inscrições para o aguardado Concurso Público Nacional Unificado, que visa selecionar um total de 6.640 servidores para 21 órgãos públicos federais.

As inscrições serão realizadas exclusivamente através do aplicativo Gov.br, e durante o processo de inscrição, será gerada uma Guia de Recolhimento da União (GRU), o único meio de pagamento válido para o concurso. O prazo para inscrições seguirá até o dia 9 de fevereiro.

A data das provas está marcada para o dia 5 de maio e ocorrerá em 220 cidades distribuídas por todos os estados brasileiros, incluindo o Distrito Federal. A taxa de inscrição será de R$ 60 para vagas de nível médio e R$ 90 para vagas de nível superior.

É importante destacar que candidatos que fazem parte do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e aqueles que cursaram ou cursam faculdade com o apoio do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) ou do Programa Universidade para Todos (ProUni), bem como doadores de medula óssea, estão isentos da taxa de inscrição.

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, responsável pela condução do concurso, recomenda uma leitura atenta dos editais por parte dos candidatos, visando potencializar suas trajetórias profissionais e acadêmicas.


Uma característica notável deste certame é a possibilidade de utilização das listas de classificação também para a ocupação de vagas em cargos temporários. Se um candidato aceitar um cargo temporário, ele continuará na lista de espera para os demais cargos. O concurso terá validade de 12 meses, com a possibilidade de prorrogação por mais 12 meses.

O ministério enfatizou que as pessoas aprovadas para cargos que não sejam sua primeira opção continuarão em lista de espera para a posição principal desejada, reforçando o compromisso de democratizar o acesso aos quadros federais e alinhar as vocações dos candidatos às oportunidades oferecidas.