Reconhecimento internacional durante o Fórum Social Mundial em Katmandu, Nepal

O renomado economista, historiador e educador popular Acilino Ribeiro, reconhecido por seu trabalho em movimentos sociais e formação política, foi escolhido entre os 100 melhores educadores sociais e populares do mundo. Este reconhecimento aconteceu durante o Fórum Social Mundial, realizado em Katmandu, capital do Nepal, entre os dias 15 e 19 de fevereiro.

Durante o evento, que reuniu mais de 1200 organizações populares e movimentos sociais de cerca de 100 países, foram discutidos diversos temas relacionados à geopolítica mundial, com destaque para assembleias sobre clima e meio ambiente, violência policial, direitos humanos, educação popular e formação política, e feminismo e feminicídio.

Uma das grandes ênfases do fórum foi a promoção da educação popular, com a realização de diversas oficinas temáticas envolvendo centenas de militantes sociais, educadores populares e ativistas pelos direitos humanos e meio ambiente. Mais de cem organizações, incluindo escolas de formação política e fundações culturais, aproveitaram a oportunidade para promover um Encontro Internacional de Escolas de Formação, Universidades Populares e Educadores Sociais por uma Cultura de Paz.

Nesse encontro auto-gerido, foram discutidas avaliações sobre os encaminhamentos e formas de financiamento para projetos sociais, culturais e educacionais em regiões da África, Ásia e América Latina. Além disso, foram propostas novas formas de financiamento e mudanças nas regras para alocação de recursos, principalmente em países considerados do terceiro mundo.

Entre os 100 melhores educadores sociais e populares do mundo, destacam-se 36 latino-americanos, 14 europeus, 21 africanos, 4 árabes-palestinos e 25 asiáticos. Dentre os escolhidos, 10 são brasileiros, incluindo Acilino Ribeiro, juntamente com outros profissionais como Ademar Bogo, Adelar Pizetta e Ranulfo Peloso, reconhecidos por seu compromisso com a educação popular e formação política.


O evento também contou com a presença de figuras renomadas como Frei Beto, Leonardo Boff, Gilberto Carvalho, Pedro Pontual, Ariovaldo Ramos e Henrique Vieira, reconhecidos internacionalmente por seus trabalhos na área da educação popular e formação política.

Este encontro internacional não apenas homenageou os educadores populares, mas também promoveu o fortalecimento da política de educação popular na América Latina e na África, além de incentivar a criação de universidades populares em todo o mundo.

O Fórum Social Mundial encerrou-se no dia 19 de fevereiro, com a formulação de um documento que reúne o consenso dos participantes e suas sugestões para futuras ações e iniciativas no campo da educação popular e formação política.