CIDADES - PÁGINA

| Fotos: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília Créditos: Agência Brasília
O transporte público do Distrito Federal (DF) está mais próximo da renovação total da frota com a entrega de 90 novos ônibus da Volvo para compor a frota da empresa Auto Viação Marechal Brasília. Os veículos zero-quilômetro foram apresentados e entregues pelo governador Ibaneis Rocha. As novas unidades, que entrarão em operação ainda neste mês, vão atender as linhas das regiões do Guará, Park Way, Arniqueira, Águas Claras, Taguatinga e Ceilândia, beneficiando um total de 141 mil passageiros.
Na cerimônia de entrega, o governador Ibaneis Rocha destacou o trabalho do GDF nos últimos anos para melhorar o transporte público. “Quando nós decidimos acabar com o DFTrans foi o primeiro passo. Depois fizemos uma parceria com o BRB, implantando tecnologia dentro do sistema e acabando com as fraudes. A partir daí, fizemos um trabalho muito forte na reorganização de todas essas linhas, melhorando o atendimento à população, e fizemos um processo de renovação dos contratos também com o apoio do Tribunal de Contas do Distrito Federal, com mais vantajosidade para o sistema e para o governo”, lembrou.
No Distrito Federal, a passagem de transporte público não sofre reajuste desde 2020, embora nesses últimos dois anos o aumento do preço dos combustíveis e dos insumos impacte diretamente na renda das famílias. O único reajuste, feito no início de 2020, de 10%, é inferior ao aplicado em outras gestões, quando os valores chegaram a subir até 50%.
O trabalho de substituição dos ônibus vem sendo feito desde 2019. A renovação contínua é para garantir que os veículos não ultrapassem o prazo de sete anos de circulação (ou 10 anos para articulados e padrons). Atualmente, a média de idade da frota é de menos de quatro anos, a mais nova do país. Com os novos veículos da Marechal, ficam faltando apenas 150 dos 3.049 veículos do sistema público do DF para serem renovados.
Com a nova entrega, o DF chega à marca de mil coletivos do modelo, um número bastante superior a outras capitais.
https://www.dfmobilidade.com.br/cidades/ibaneis-rocha-entrega-mais-90-onibus-novos-para-populacao-do-df/
__________________________________________
Celina Leão celebra regularização histórica da casa do maranhão

Casa do Maranhão é oficialmente regularizada após 35 anos de ocupação
A Associação Casa do Maranhão celebrou, nesta semana, a oficialização da regularização de seu terreno, localizado no Distrito Federal. Com 5,8 mil m², o espaço foi finalmente regularizado após mais de três décadas de atuação graças à Lei Distrital nº 6.888/2021. A conquista foi destacada pela vice-governadora Celina Leão (PP-DF), que ressaltou a relevância cultural, histórica e social da Casa.
A presidente da Casa do Maranhão em Brasília Gilsa Everton Sousa agradeceu o empenho do governador Ibaneis Rocha na regularização enfatizando a demora dos governos anteriores.
Celina destacou a participação de Zequinha Sarney, importante figura da comunidade maranhense, na celebração. A vice-governadora classificou o ato como um marco histórico e reforçou que a Casa do Maranhão simboliza mais do que um espaço físico, sendo uma representação viva da cultura, história e solidariedade dos maranhenses no DF.
O local é amplamente reconhecido por preservar o legado de milhares de maranhenses que residem na capital federal, funcionando como um ponto de referência para manifestações culturais e eventos comunitários. A regularização é vista como um reconhecimento à importância desse patrimônio imaterial, garantindo a continuidade de suas atividades e reforçando o vínculo da comunidade com suas raízes culturais.
A Casa do Maranhão tem sido um ponto de resistência cultural e união para maranhenses no DF, e a oficialização do terreno reflete a valorização e o respeito à herança cultural de uma das maiores comunidades migrantes da região. A medida assegura que o espaço possa continuar sendo um centro de preservação e celebração das tradições maranhenses.
https://www.dfmobilidade.com.br/cidades/celina-leao-celebra-regularizacao-historica-da-casa-do-maranhao/
__________________________________________
GDF lança carreta da regularização e entrega 500 escrituras a moradores

O Governo do Distrito Federal (GDF) lançou a Carreta da Regularização Fundiária, que vai funcionar como uma extensão da Companhia de Desenvolvimento Habitacional (Codhab), responsável por projetos habitacionais, regularização fundiária entre outros serviços relacionados a essas áreas. Durante o evento, na Praça do Buriti, também foram entregues 500 escrituras gratuitamente a moradores de diferentes regiões administrativas.
O novo projeto da Codhab é gratuito e voltado à regularização fundiária de interesse social e à titulação de imóveis. Com o formato itinerante, o objetivo é tornar esse trabalho mais ágil e engajar a comunidade, além de legalizar terrenos no Distrito Federal e democratizar o acesso à moradia. A Carreta da Regularização Fundiária vai começar por São Sebastião e, nos próximos meses, será ampliado para regiões como Planaltina, Sol Nascente, Riacho Fundo e Riacho Fundo II.
No lançamento, o governador Ibaneis Rocha definiu a importância de uma escritura. “O prazer de ter a casa própria é uma coisa que não tem tamanho. E essa foi uma das coisas que eu olhei quando resolvi sair da advocacia e vir para a política. Um dos grandes objetivos nossos, além de fornecer uma moradia digna para a população do Distrito Federal, é regularizar os milhares de imóveis que ainda não têm escritura na nossa capital”, afirmou.
“A carreta significa a Codhab levando conforto aos nossos clientes e indo até a porta das pessoas, pois nós vamos em busca de quem precisa de regularização fundiária. Hoje o atendimento é feito na Codhab e nos postos do Na Hora, mas com a Carreta iremos percorrer todo o DF. Só no Arapoanga, por exemplo, serão regularizadas 9 mil moradias”, destacou.
https://www.dfmobilidade.com.br/cidades/gdf-lanca-carreta-da-regularizacao-e-entrega-500-escrituras-a-moradores/
_________________________________________________________
Escola resgata dignidade de pessoas em situação de vulnerabilidade
Unidade Meninos e Meninas do Parque disponibiliza acolhimento e atendimento especializado à população em situação de rua, com oferta da Educação de Jovens e Adultos.
Antes de conhecer a Escola Meninos e Meninas do Parque, o estudante Thiago Dias, 38 anos, não imaginava que um dia iria prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Natural de Minas Gerais, ele cursou só até a 8ª série do ensino regular e está em situação de rua desde que chegou à capital federal, em 2020. Anos mais tarde, a realidade é diferente: além de ter prestado o exame pela primeira vez, Thiago concluiu os estudos por meio da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e descobriu o sonho de ser professor de geografia.
Localizada no Parque da Cidade, a Escola Meninos e Meninas do Parque atende, atualmente, cerca de 250 crianças, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social.
Vinculada à Secretaria de Educação (SEEDF), a Escola Meninos e Meninas do Parque atende, atualmente, cerca de 250 crianças, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social, sendo a maioria do sexo masculino. A unidade fica localizada no Parque da Cidade, próximo ao Estacionamento 6, e completou 29 anos de história em abril deste ano. As matrículas podem ser feitas a qualquer momento do ano pelo telefone 3901-7780.
________________________
Saúde Mais Perto do Cidadão leva consultas e exames para a população de Ceilândia
| Fotos: Tony Oliveira/Agência Brasília
Posto itinerante do Na Hora foi um dos serviços oferecidos durante a ação em Ceilândia.
Programas GDF Mais Perto do Cidadão e Saúde Mais Perto do Cidadão desembarcaram na cidade para levar atendimentos, exames e consultas à população.
O GDF Mais Perto do Cidadão encerrou as atividades de 2024 em Ceilândia, com programação natalina, decoração especial e diversos atendimentos do Governo do Distrito Federal (GDF) à região mais populosa da capital. A última parada do ano também marcou a abertura oficial do Dia D de mobilização nacional contra a dengue.
Além dos tradicionais atendimentos itinerantes promovidos pelo programa GDF Mais Perto do Cidadão, como os do Na Hora e da Polícia Civil, a criançada contou com a presença do Papai Noel para deixar o sábado ainda mais animado.
Também foram oferecidas vacinas para os pets, apresentações artísticas, atividades para crianças e ações voltadas para beleza e bem-estar.
“Hoje temos algumas coisas diferentes por aqui para poder celebrar este ano de muito trabalho”, declarou a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani. “De uma maneira especial, a gente tem o Dia D com essa ação aqui em Ceilândia para fazer um grande mutirão pela cidade de acompanhamento e atendimento para mostrar mais uma vez à população a importância que eles têm para o nosso governo.”
0 Comentários