Queda no número de doadoras reduziu os estoques das unidades.

Os estoques dos Bancos de Leite Humano do Distrito Federal estão em níveis de alerta devido à baixa quantidade de doações recebidas em janeiro. Por isso, a rede precisa de doações com urgência. Entre as unidades da rede, o Hospital Regional de Santa Maria é o mais necessitado, seguido dos de Ceilândia, de Taguatinga e de Brazlândia.Os estoques dos Bancos de Leite Humano do Distrito Federal estão em níveis de alerta devido à baixa quantidade de doações recebidas em janeiro. Foto: Andre Borges/Agência Brasília

“Historicamente, temos baixa no mês de férias. Aliado a isso, no ano passado tivemos uma queda na arrecadação, o que não nos permitiu fazer um estoque de crise”, explica a coordenadora dos Bancos de Leite da Secretaria de Saúde, Miriam Santos. “Neste momento, estamos fazendo uma sensibilização das mães, uma vez que este alimento é essencial para salvar a vida dos nossos bebês.” As interessadas em ajudar podem obter mais informações pelo telefone 160, opção 4.

Enquanto 2015 registrou a coleta de 16.453 litros, em 2016 foram 15.893, ou seja, 560 litros a menos. O número de doadoras também caiu — de 5.836 para 5.381.
Coleta de leite humano nos bancos do DF
2015 2016
16.453 litros 15.893 litros
Número de doadoras
5.836 5.381

Toda mulher que estiver amamentando seu bebê e decidir ser voluntária pode fazer doações aos bancos de leite. De acordo com Miriam, 300 mililitros são suficientes para suprir até dez bebês em um único dia.

O Distrito Federal conta com dez bancos de leite próprios da Secretaria de Saúde, três em hospitais privados e dois do Sistema Único de Saúde (SUS). Diariamente, na rede pública, aproximadamente 150 crianças internadas em unidades de terapia intensiva (UTIs) neonatais recebem o alimento. Em geral, os recém-nascidos são prematuros e de baixo peso. Segundo a coordenadora Miriam, o leite humano é o ideal para a recuperação da saúde desses bebês.

Doações para os Bancos de Leite Humano do DF


Pedido de coleta em domicílio pelo telefone 160, opção 4

Mais informações pelo site Amamenta Brasília e no vídeo Eu divido meu leite, da Secretaria de Saúde