Ações de saúde e cidadania da Caravana Governo de Todos atenderão população de mais seis municípios. (Foto: Julyane Galvão);

A quinta edição da Caravana Governo de Todos reúne profissionais e serviços de saúde em mais um pacote de ações realizadas pelo Governo do Estado. Desta vez, nesta sexta-feira (19), a partir das 8h, a população de Magalhães de Almeida, Tutóia e São Bernardo pode, gratuitamente, atualizar a carteira vacinal, realizar testes rápidos, orientação nutricional, coleta de preventivo, orientações sobre saúde bucal, entre outras ações de saúde. No sábado (20), a Caravana leva os serviços para os municípios de Brejo, Mata Roma e Anapurus. Além dos serviços de saúde, a população também será assistida com serviços de cidadania, como emissão de documentos e acesso a programas sociais.

Ações de saúde e cidadania da Caravana Governo de Todos atenderão população de mais seis municípios. (Foto: Julyane Galvão)

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) reforça ações de saúde nos municípios com a Caravana ‘Governo de Todos’. “O objetivo principal da Caravana é levar serviços de saúde aos municípios menores, reforçando a assistência à saúde nas regiões mais carentes. Os primeiros resultados desta ação já estão surgindo, pois a população tem acolhido o projeto de forma muito positiva. Assim, vamos atendendo as demandas reprimidas e melhorando indicadores que necessitavam desta atenção especial”, afirmou a secretária adjunta de Assistência à Saúde da SES, Teófila Monteiro.

A Caravana Governo de Todos oferece, entre outros serviços em saúde, orientações sobre Vigilância Sanitária, exames ginecológicos, aferição de pressão, teste de glicemia, vacinação; testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite A e C. Além disso, atendimento por equipes da Força Estadual de Saúde (Fesma), vinculadas à Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Os multiprofissionais da Fesma desenvolvem suas atividades com ações estratégicas no enfrentamento da mortalidade infantil e materna, com foco na atuação da mulher, saúde da criança, hipertensão e suas alterações, diabetes e suas complicações, controle da hanseníase, acompanhamento da saúde das populações com maior vulnerabilidade, entre outros.

Ações de saúde e cidadania da Caravana Governo de Todos atenderão população de mais seis municípios. (Foto: Julyane Galvão)
Região do Munim

Na quarta edição da Caravana de Todos na região do Munim, cinco municípios receberam atendimento, também na área da saúde: Presidente Juscelino, Cachoeira Grande, Axixá, Morros e Icatu. Mais de mil atendimentos foram registrados na área em dois dias de ações preventivas.

Entre os serviços mais procurados na região do Munim, testes rápidos, vacinas e orientações bucais. Na ocasião, o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, ressaltou a positiva adesão da população. “O Governo comemora a realização, com sucesso, de ações com esta, que garantem com eficiência na assistência às populações em cada região do estado”, disse o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, durante a ação.