A técnica em saúde Denise Silva de Souza assina o termo de posse acompanhada do secretário de Saúde, Humberto Fonseca, e do governador Rodrigo Rollemberg.
Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília

Dois voltaram a funcionar em Ceilândia nesta semana. Outras unidades beneficiadas foram o Materno-Infantil, o Base e os regionais da Asa Norte, do Gama, de Samambaia, de Sobradinho e de Taguatinga.

Dois leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) do Hospital Regional de Ceilândia foram reabertos na segunda-feira (26). A liberação foi possível graças à chegada de técnicos de enfermagem e enfermeiros, empossados no início do mês.

A Secretaria de Saúde pretende reabrir cerca de 50 leitos de UTIs em hospitais da rede pública até o fim de julho. Para isso, os novos profissionais estão sendo capacitados.


Na unidade de Ceilândia, os 10 leitos existentes estão em funcionamento. “Recebemos alguns profissionais. Também fizemos remanejamento interno”, explica a diretora do hospital, Andrea Nogueira.

Entre os locais com maior número de leitos desbloqueados está o Hospital Materno-Infantil de Brasília, que completará, até semana que vem, a reabertura de 12 leitos de Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (Utin) e de Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal (Ucin), além de outros seis pediátricos.

A Região Sudoeste de Saúde, que engloba Recanto das Emas, Samambaia e Taguatinga, também teve número considerável de leitos reabertos: seis no Hospital Regional de Samambaia e outros quatro de UTI Neonatal em Taguatinga.

Outras unidades que receberam profissionais e conseguiram desbloquear leitos foram os hospitais do Gama (10 leitos de UTI adulto), da Região Leste (dois leitos de UTI adulto), de Sobradinho (2 leitos de UTI adulto) e da Asa Norte (2 leitos Ucin e 2 leitos de UTI adulto), além do Hospital de Base (dois leitos de cirurgia e dois pediátricos).
Pregão eletrônico para manutenção e reparo de equipamentos

Alguns hospitais precisam de equipamentos, além de profissionais, para a reabertura de leitos.

Por isso, a Secretaria de Saúde publicou aviso de abertura de pregão eletrônico na segunda-feira (26) para contratação de empresa especializada em manutenção preventiva e corretiva para equipamentos de UTI.

A abertura das propostas será em 10 de julho, às 10 horas, no site Portal de Compras do governo federal.