Congresso Nacional está iluminado para marcar o mês de conscientização sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama. Campanha foi iniciada nesta terça-feira (3)

A conscientização para o diagnóstico precoce do câncer de mama ganha destaque neste mês no Distrito Federal. Em alusão ao Outubro Rosa, as luzes externas do Congresso Nacional receberam, na noite desta terça-feira (3), iluminação com a cor da campanha.

Campanha Outubro Rosa foi lançada no Congresso Nacional nesta terça-feira (3). Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília

A colaboradora do governo de Brasília Márcia Rollemberg participou da solenidade, que marcou o início do Outubro Rosa em todo o País.

“Quero mais uma vez firmar o compromisso do governo de Brasília com a ação. No ano passado, tínhamos muitos desafios que já apresentaram bons resultados. Em julho, o secretário Humberto Fonseca [de Saúde] anunciou que a fila da mamografia está zerada, por exemplo”, discursou Márcia.
Câncer de mama é o segundo mais comum entre as mulheres

O tumor na mama é o segundo mais frequente no mundo entre as mulheres — depois apenas do de pele, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca).

Apesar do alto risco da doença, se descoberto precocemente, a chance de recuperação é de 95%.

No DF, com a fila da mamografia zerada, a expectativa é que mais mulheres na faixa etária dos 50 a 69 anos procurem o posto de saúde para fazer o exame.