Foto: Agência Brasil

A Secretaria de Saúde investiga um caso suspeito de febre amarela ocorrido no Distrito Federal. Trata-se de um psicólogo de 43 anos, morador do Sudoeste, que está internado no Hospital Santa Lúcia, na Asa Sul. Nos últimos dias, ele teria circulado na área rural do Jardim Botânico.

“Os exames clínicos e laboratoriais realizados até agora não conseguiram ser conclusivos. Assim, a investigação ainda está em curso, com a realização de novas análises clínicas laboratoriais e epidemiológicas para a confirmação ou não do caso”, comunicou a pasta, em nota.

PUBLICIDADE

Conforme os protocolos de saúde diante da suspeita de febre amarela, a secretaria informou que diversas ações de prevenção começarão a ser realizadas para combater a doença. A pasta, inclusive, garantiu que já está tomando as medidas recomendadas pelo Ministério da Saúde, que são:

Ações de vigilância ambiental: Foram desencadeadas ações de controle vetorial com o objetivo de reduzir as populações de mosquitos nas áreas em que o paciente circulou. Entre as ações, está a aplicação de inseticidas por UBV veicular (fumacê), o tratamento de focos com larvicida e a investigação de campo para identificar e eliminar criadouros de mosquitos.

Monitoramento das epizootias: Epizootia é a verificação de doenças em populações animais não-humanas. Até o momento, o DF não teve nenhuma epizootia confirmada por febre amarela. Apesar disso, é importante que a população esteja alerta, especialmente caso verifique a presença de macacos doentes ou mortos. Assim, em qualquer situação verificada, a população pode notificar a Diretoria de Vigilância Ambiental (Dival) se identificar casos de adoecimento ou de morte de macacos pelos telefones (61) 99269.3673 ou (61) 3344.8527.

Vacinação contra febre amarela: Nas imediações por onde a pessoa suspeita de febre amarela circulou, será realizado monitoramento da situação vacinal dos residentes e, quando indicada, vacinação. A SES-DF possui estoque suficiente para seguir as orientações do Programa Nacional de Imunização (do Ministério da Saúde), aplicando uma dose aos não vacinados.

Tendo em vista que o Distrito Federal é uma região em que está recomendada a vacinação contra febre amarela, a SES-DF reforça a importância de que as pessoas que ainda não têm nenhuma dose da vacina – ou seja, que nunca tomaram a vacina – procurem as Unidades Básicas de Saúde durante a semana.